top of page
  • Foto do escritor: Bruno Alves Pinto
    Bruno Alves Pinto
  • 14 de out.
  • 2 min de leitura

Nebulosas Narcisa Amália


Texto Original Completo (em domínio público)

Prefácio

I


Iura dicturi estis. T. L. Ditareis a lei.

É uma lição digna de se imitar, embora perdida no vasto recinto da ignorância, a publicação de um livro.

Um dos nossos folhetinistas já liquidou a causa do marasmo literário, qualificando de indiferença esse torpor que envelhece uma nova sociedade. — Artes e Letras — Reforma de 1870.

Denuncia essa peste o nosso primeiro escritor, J. de Alencar. Somos de ontem, ainda não temos a nossa história antiga, e vivemos sob o império do desânimo.

Quando, em uma nação, as artes, as letras, as ciências cumprem o inglório destino da planta que nasce, vive e morre dos abismos de um subterrâneo, ou o do mendigo na festa do opulento, e representam o papel humilde de uma nave arruinada, de um campanário sumido nas heras, entre os suntuosos palácios da cidade vaidosa, essa nação tem chegado ao seu último grau de decadência. Nessa hora triunfam os analfabetos, os mercadores de escândalos, os demolidores de tudo quanto é nobre e principalmente do que constitui o orgulho de um país — a sua glória literária.

Profundando o coração do povo, Addison, Balzac, La Bruyère, La Rochefoucauld e outros quiseram explicar a ingratidão do público, esse equívoco soberano de todas as idades, o qual, nem Buffon, nem os modernos naturalistas e escritores políticos classificaram e definiram.

O público de hoje, como o de todos os tempos, sevandija a virtude e ajoelha ao vício; proscreve o crime e deifica a probidade.

O público! é uma torre de ventos — Vemos os bons descabidos E os maus mui levantados, Virtuosos desvalidos, Os sem virtudes cabidos Por meios falsificados.

— Vemos honrar lisonjeiros E folgar com murmurar, E caber mexeriqueiros, Os mentirosos medrar, Desmedrar os verdadeiros.

Garcia de Resende.

Assim foi, começou com o mundo, não o podemos reformar.




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Os comentários são de responsabilidade dos usuários. O site se reserva o direito de moderação.

bottom of page