Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Setembro de 1895


Dia 3, terça-feira

Teodora morre deixando Helena inconsolável. A garota percebe, mais do que nunca, a importância que a avó tinha em sua vida: não haveria mais quem a elogiasse, quem a protegesse, como ocorreu em tantos episódios importantes de sua história.


Dia 8, domingo

Helena recebe de Elvira uma carta lamentando não presenciar o velório de Teodora e a menina responde muito amavelmente, agradecendo a sensibilidade da amiga.


Dia 10, terça-feira

Maria Balaio encontra Helena e diz ter estado na missa de sétimo dia de sua avó, tendo orado muito por sua alma. Esta garota era muito humilde e morava só com sua mãe, que vendia lenha parar se sustentarem. Helena admira a força Maria, apesar da sua fraca inteligência.


Dia 15, domingo

Helena acha curioso que todos peçam milagres não a Deus, mas a seus intermediários, os santos. Sua mãe, por exemplo, tem a mania de preferir os santos “da moda”. Certa vez Luisinha estava com cólicas e Dona Carolina pediu intervenção de Cacilda, uma amiga de Helena que morrera há pouco e era tida como santa, por ter sofrido muito. Helena duvidava do suposto poder da amiga, mas a oração realmente curou Luisinha.


Dia 22, domingo

Dindinha é a irmã mais querida da família. Ela havia se casado com um primo a quem amava, mas ficou viúva logo após dois anos. Havia tido uma filha, mas criança também adoeceu e morreu. Depois disso Dindinha nunca pensou em outro homem e aceitou com resignação seu destino trágico.


Dia 29, domingo

Helena lembra-se de um episódio de esforço de sua avó para alegra-la que, no entanto, foi sua maior decepção. Quando pequena ela desejava participar da procissão das Mercês, assim como suas primas. Teodora arranjou sua roupa e um par para levá-la, enfrentando diversos contratempos. Ainda assim, durante a procissão, a menina não recebeu os doces que eram distribuídos entre as crianças participantes.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade