Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Agosto de 1895

Dia 2, sexta-feira

Parentinho é uma figura engraçada de Diamantina: anda com roupas esquisitas, chama a todos de “parente” e dança nas festas de aniversário. Ele tem uma irmã que vive enclausurada em sua casa. Os dois têm uma vida muito econômica e se dão de presente em seus aniversários uma mesma prata de dói mil-réis, todos os anos.


Dia 8, quinta-feira

Lucas organizou um jornalzinho familiar chamado “A Casca”, onde todos parentes “descascam” (debocham) uns dos outros. Helena sofria com os artigos a seu respeito e resolveu também escrever os seus.


A garota ainda reflete sobre os loucos de Diamantina, além dos que estão no hospício: se não fosse por eles a cidade seria totalmente sem graça. Mesmo os moradores “sadios” gostam de brincar com a loucura alheia.


Dia 15, quinta-feira

Helena passa seu vestidinho branco, comprado quando estava para ser internada no colégio de freiras, e resolve escrever sobre ele: o considera um grande companheiro, pois fora o primeiro que escolhera para comprar e era o mais lindo de todos.


Dia 18, domingo

Tia Madge resolve tirar férias do colégio em que trabalha e colocar Helena em seu lugar, para já pegar jeito no ofício. A menina, no entanto, se sai muito mal ao lidar com os pentelhos que a atormentam de todas as formas e em dois dias passa o cargo para outra garota, decidida a nunca mais trabalhar como professora.


Dia 21, quarta-feira

Helena revela sua inveja das colegas de escola mais caladinhas e que escrevem muito bem, além de relatar a bronca de um professor por conta de uma de suas traquinagens.


Dia 26, segunda-feira

Por obra de Deus Helena saiu mais cedo para o colégio e ao passar em sua avó encontrou-a enferma. Chamou o médico e toda a família já está reunida na casa. Helena faz promessas para que vovó se recupere logo.


Dia 28, quarta-feira

O aniversário de Helena é muito triste porque avó Teodora ainda está de cama e fala como se soubesse estar próxima do fim. Ainda assim ela não deixa de cobrar que sua neta estude bastante.


Dia 31, sábado

Doente há uma semana, Teodora desperta angústia em toda família, especialmente em Helena que experimenta a vida como um grande sofrimento.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo: