
Novembro de 1894
Dia 3, sábado
Renato tem quinze anos, mas ainda não aprendeu a interagir em eventos sociais. Preocupada, tia Madge combina de levá-lo ao aniversário da filha de um compadre para que se sociabilize. O garoto fica com vergonha de ir, pois sua botina está com furos na sola, mas a mãe garante que ninguém notaria isso. No entanto, no meio de uma brincadeira, o garoto fica de joelhos e todos veem os buracos: Helena e Luisinha não se aguentam e estouram em risadas. Renato volta correndo para sua casa, com raiva das irmãs e decepcionado com a experiência.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 7, quarta-feira
Helena se surpreende com as misteriosas coincidências que acontecem consigo: certa vez, com raiva da irmã, inventou que havia manchado seu novo vestido; quando Luisinha foi conferir, o vestido estava realmente sujo. Noutro dia, cansada da longa missa, Helena imaginou que seu pai poderia ter um desmaio que os tirassem de lá; o homem realmente desmaiou logo em seguida.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 12, segunda-feira
Joviano contratou Alexandre para dar-lhe aulas de inglês. Helena e Luisinha eram advertidas para não fazerem barulho enquanto ele estivesse em casa para não atrapalhá-lo, mas justamente por isso as duas não se aguentavam de rir nestes momentos.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Maricas, irmã de Joviano, confidenciou a Helena que seu irmão, na realidade, gostava de ouvir suas risadas e era apaixonado por ela.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 15, quinta-feira
Todos em Diamantina comemoravam a posse de Prudente de Moraes na presidência. Helena continuava incrédula de que isto mudaria alguma coisa para a cidade, mas seu pai garantia que um bom governo afetava a todos.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 18, domingo
Dona Carolina sempre dá azar quando tenta fazer negócios: tentou vender rosquinhas, pão doce, verduras, bolo de arroz, almôndegas, entrudo, pastéis, acarajé… Não conseguia lucro algum. Calculando as despesas que os “empreendimentos” geravam, Alexandre sugeriu que ela desistisse de ganhar dinheiro.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 22, quinta-feira
Helena encontrou o Padre Neves na casa de tia Madge, de quem sentia muitas saudades do tempo de Catecismo. Depois a tia contou que o religioso a elogiara muito, como uma das garotas mais inteligentes e humildes da cidade. Helena ficou entusiasmada com sua boa relação com o Padre.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 25, domingo
Escrever no caderno tudo o que lhe acontece tem sido bom para Helena, pois ela evita de contar segredos às amigas, que acabam por dar com a língua nos dentes. Por outro lado esta atividade lhe toma muito tempo.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Agora ela precisa fazer uma confidência que só mais tarde contará à sua mãe: está pensando em pegar escondido um broche de ouro que seu pai lhe prometera para quando fosse moça. Ela faria isso para vendê-lo e comprar um novo uniforme, já que o seu está muito gasto para os exames finais. Na dúvida se isso seria pecado, ela aguardaria até o dia seguinte para que Nossa Senhora a aconselhasse.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 27, terça-feira
Helena realizou o plano, já que Nossa Senhora continuou a inspirá-la: pegou o broche da gaveta de seu pai, empenhou o metal precioso e encomendou um lindo vestido. Planeja contar tudo à sua mãe quando a roupa estiver pronta: ela compreenderia, pois se negara a comprá-lo diversas vezes por falta de dinheiro e o broche, de qualquer maneira, seria destinado a Helena.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE