Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Dezembro de 1894


Dia 1º, sábado

O vestido novo ficou maravilhoso e a mãe de Helena nem se incomodou com a atitude da garota. Ainda por cima Dona Carolina tentou comprar de volta o broche, mas o ourives disse que já havia se desfeito dele. Helena ficou muito contente com sua roupa e com a reação da mãe.


Dia 3, segunda-feira

Na escola todas as garotas invejaram o vestido de Helena. Ela se sentia muito satifeita por ser observada e elogiada por todos.


Dia 5, quarta-feira

Helena sente pena de Rentao, que sempre inventa maneira de ganhar dinheiro, mas logo é copiado pelos colegas: ele já catou ouro nas enxurradas, pescou lambaris, caçou passarinhos, enrolou cigarros de palha…


Agora sua mãe resolveu apoia-lo para abrir uma pequena venda, mas o negócio ruiu quando ele estocou garrafas de vinagre e champanha que fermentaram e estouraram, estragando todos os produtos.


Dia 9, domingo

Ocorreu a festa de Joaquim Angola, um negro que fugira de um senhor muito malvado e fora abrigado pelo avô de Helena. A menina admirava a alegria que havia nas festas dos africanos e conclui que eles são muito felizes ali.


Quando houve a lei de Treze de Maio os pretos comemoraram com danças e a avó Teodora ficou furiosa com a bagunça, mandando todos embora. Após repensarem a situação, todos pediram desculpas a ela e a permissão para continuarem vivendo por lá.


Dia 13, quinta-feira

Helena, sua mãe e tia Agostinha foram almoçar na casa de Dona Elvira, mulher muito asseada, apesar da pouca educação, já que fora criada na roça. A garota, entretanto, recusou-se a comer a canjica que fora oferecida só porque ela foi servida numa vasilha inapropriada.

Dia 16, domingo

Tia Madge relembra as grandes festas na Chácara da Gupiara, aonde Helena fora quando pequena. Lá ela conhecera uma interessante colega, com quem brincou e de quem inspirou pena: por ser rica, a menina notou o desgaste da botina de Helena.


Agora a Chácara estava abandonada aos cuidados de Seu Pedro Neto, homem estranho que só fala por sinais, e a garotinha fora ao Rio estudar.


Dia 20, quinta-feira

Surpreendentemente Helena saiu-se muito bem no exame de música: diziam que ela só se sairia bem nas matérias em que podia decorar o conteúdo, mas isso não foi verdade. Agora ela está livre do primeiro ano e vai passar as férias na Boa Vista.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade