Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Maio de 1894


Dia 1º, terça-feira

Naná, prima de Helena, é uma menina muito linda e sua mãe, tia Iaiá, sempre elogia sua beleza para fazer inveja a Helena. Avó Teodora percebe o jogo da filha e defende sua neta preferida, que considera “a primeira menina de Diamantina”.


Dia 4, sexta-feira

Helena fica muito alegre de passar alguns dias no Palha, na casa de Jeninha, cuja família sabe se divertir mais e orar menos. A menina questiona se tantas ofertas à Igreja, promessas e rezas realmente ajudam sua família, mas logo pondera que deve confessar ao padre esses pensamentos, que podem ser pecado.


Dia 5, sábado

Helena descobriu com Cecília, sua amiga, um manual de redação com modelos prontos de cartas que poderia copiar para entregar na escola, economizando o tempo que gastava para escrevê-las por conta própria. Ao entregar a tarefa ao professor, no entanto, ele logo reparou que se tratava de uma cópia e todos riram de Helena.


Dia 7, segunda-feira

Helena sente-se mal por ter gostado de uma cena triste que presenciou: Quita desmaiou no meio da Igreja e, ao tirarem suas roupas para que se recuperasse, ela apresentou peças íntimas muito bonitas.


Helena relata à sua mãe a inveja que sentiu do padecimento da amiga e Dona Carolina considera importante estar sempre bem arrumada para o caso de um mal-estar.


Dia 10, quinta-feira

Seu Juca Parrudo visitou Alexandre para lhe pedir algumas ervas e Helena prestou atenção à conversa dos adultos: Juca lembrou a história de sua filha, Maria da Conceição, que fora encontrada ainda bebê no esgoto de sua casa, sendo considerado um presente divino.


Dia 17, quinta-feira

Tia Agostinha convidou Helena e sua irmã para se hospedarem na casa do Seu Juca, durante a Festa do Divino. Os primos de Helena souberam do convite e decidiram acompanhá-las, mas com tantos visitantes a comida da casa logo se esgotou e Agostinha teve que levar seus familiares de volta a Diamantina.


Dia 24, quinta-feira

Dona Carolina convenceu Alexandre a abrir uma venda com o dinheiro ganho com a última leva de diamantes.


Seu Zeca era um velho que cuidava do negócio e sempre almoçava na casa de Helena, mas tinha problemas com gases. Certo dia ele pediu licença e fez barulhos esquisitos na varanda, motivando o tradicional estouro de riso em Helena e Luisinha, que foram proibidas de almoçar na mesma mesa que ele, desde então.


Siá Margarida, esposa de Zeca, compareceu a um almoço para pedir um aumento de salário que permitiria que ele levasse marmitas e não incomodasse mais a família com seus gases.


Dia 29, terça-feira

Tia Clarinha vive em Montes Claros e visita vovó de vez em quando, mas tem mania de ser tratada como rainha. Desta vez ela chegou sem avisar e não tinha um quarto pronto para recebê-la: sentiu-se desapontada e decidiu se hospedar com Agostinha.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade