Junho de 1894
Dia 2, sábado
Helena costuma cear em frente à casa de Dona Juliana as sobras de seu jantar ou leite com farinha de milho, mas desta vez apareceu um rato dentro do vasilhame que trazia o alimento, deixando-a enojada.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 6, quarta-feira
Helena conclui que foi obra de Deus que tia Clarinha não tenha ficado na casa de vovó: ela estava com seu filho Arício, que é uma peste. Ele faz maldades com passarinhos para horrorizar as garotas, levanta suas saias e ainda é mimado pela mãe, que lhe dá as gemas de todos os ovos na refeição.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 11, segunda-feira
Alexandre estava irritado com vovó Teodora: ele a procurou para saber se um terreno já havia sido lavrado pelo avô de Helena, mas a todo o momento ela o interrompia para fazer perguntas e dar ordens às filhas e criadas, além de não possuir a informação necessária.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 15, sexta-feira
Helena tem evitado ir ao Jogo da Bola para não encontrar Arício, mas Naninha conta que conseguiu dar um jeito no garoto: o trancou num quarto e o ameaçou com um chicote, caso continuasse a incomodá-la. Helena não vê a hora de também conseguir se impor perante ele.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 17, domingo
O aniversário de tia Aurélia foi na cidade e as crianças não tinham muitas opções para brincar: inventaram de contar histórias. Helena contou a história da própria aniversariante: a filha mais rebelde da família, que se recusava a casar, até que foi cortejada pelo primo, por quem era apaixonada.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 25, segunda-feira
Houve grande susto no dia de S. João: era noite e, no escuro, Dindinha enrolou o terço no braço, até perceber que se tratava na realidade de uma cobra. Por um milagre ela não foi mordida.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dia 28, quinta-feira
Mais uma cobra apareceu na Boa Vista: agora no rancho velho do tio Joãozinho, que havia comemorado aniversário. Estavam todos reunidos quando o pai de Helena deu uma paulada na cabeça de uma jararaca que estava prestes a dar o bote na cozinheira Ester.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE