Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Junho de 1894


Dia 2, sábado

Helena costuma cear em frente à casa de Dona Juliana as sobras de seu jantar ou leite com farinha de milho, mas desta vez apareceu um rato dentro do vasilhame que trazia o alimento, deixando-a enojada.


Dia 6, quarta-feira

Helena conclui que foi obra de Deus que tia Clarinha não tenha ficado na casa de vovó: ela estava com seu filho Arício, que é uma peste. Ele faz maldades com passarinhos para horrorizar as garotas, levanta suas saias e ainda é mimado pela mãe, que lhe dá as gemas de todos os ovos na refeição.

Dia 11, segunda-feira

Alexandre estava irritado com vovó Teodora: ele a procurou para saber se um terreno já havia sido lavrado pelo avô de Helena, mas a todo o momento ela o interrompia para fazer perguntas e dar ordens às filhas e criadas, além de não possuir a informação necessária.


Dia 15, sexta-feira

Helena tem evitado ir ao Jogo da Bola para não encontrar Arício, mas Naninha conta que conseguiu dar um jeito no garoto: o trancou num quarto e o ameaçou com um chicote, caso continuasse a incomodá-la. Helena não vê a hora de também conseguir se impor perante ele.


Dia 17, domingo

O aniversário de tia Aurélia foi na cidade e as crianças não tinham muitas opções para brincar: inventaram de contar histórias. Helena contou a história da própria aniversariante: a filha mais rebelde da família, que se recusava a casar, até que foi cortejada pelo primo, por quem era apaixonada.


Dia 25, segunda-feira

Houve grande susto no dia de S. João: era noite e, no escuro, Dindinha enrolou o terço no braço, até perceber que se tratava na realidade de uma cobra. Por um milagre ela não foi mordida.


Dia 28, quinta-feira

Mais uma cobra apareceu na Boa Vista: agora no rancho velho do tio Joãozinho, que havia comemorado aniversário. Estavam todos reunidos quando o pai de Helena deu uma paulada na cabeça de uma jararaca que estava prestes a dar o bote na cozinheira Ester.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade