Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Abril de 1894

Dia 5, quinta-feira

Mais um dia de descer para o Rio Grande para lavar roupas, pescar e caçar passarinhos: uma alegria para Helena e seus irmãos.


Dia 6, sexta-feira

Helena fica indignada com a desigualdade social com a qual convive. Ela mesma costumava distribuir sua merenda a crianças mais pobres, às vezes passando fome por isso.


Dia 9, segunda-feira

Helena estima muito sua tia Agostinha por sua habilidade para enfrentar más situações financeiras: às vezes lhe falta dinheiro até para dar milho às galinhas, mas suas orações sempre dão algum resultado.


Dia 12, quinta-feira

O padre diz a Helena que é pecado dar ouvidos à história de que o homem veio do macaco, mas ela desconfia de Adão e Eva ao observar o comportamento de Chico, o macaco de Siá Ritinha. Ele é muito esperto, sabe colher pêssegos e bananas, além de furtar galinhas para sua dona – há a suspeita de que ele seja treinado para isso.


Dia 17, terça-feira

Helena e algumas colegas de escola foram levadas ao Palácio do Bispo para que ele visse o novo uniforme que usavam. No caminho ela deixou cair seus cadernos e sentiu falta de seu livro de geografia. A professora fez uma busca nos materiais das colegas e encontrou o livro com uma delas. Helena ficou muito triste com esse “engano”.


Dia 19, quinta-feira

Helena passa a tarde na pedreira e encontra o professor Seu Sebastião. Ele espreme os bernes do seu cachorro com a mão e a garota gosta de aprender essa técnica.


Dia 23, segunda-feira

Agora foi a vez de Renato ver os ovos de sua galinha sumirem. Ele já estava com a vassoura na mão para bater na gata, mas sua mãe lembrou que poderia ter ocorrido um furto dos meninos da rua, já que o portão estava aberto.


Dia 26, quinta-feira

Helena assume que sentia inveja de suas colegas, mas graças à correção de sua avó isso não acontece mais. Todo o trabalho que ela tem, passando roupas, arrumando e limpando a casa pode causar pena em suas amiguinhas, mas Helena se sente bem com estas atividades. O que ela não aguenta é ficar sem ter o que fazer. Sua mãe até desejaria que ela seja mais preguiçosa, para lhe fazer mais companhia, como Luisinha.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade