Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Maio de 1893


Dia 4, quinta-feira

Helena fica contente que sua avó more na Chácara ao lado da Igreja do Rosário, já que assim pode assistir a missa da janela, pois é muito gorda para se locomover até lá.


A garota conta que vivem lá alguns negros que não quiseram sair com a lei de Treze de Maio e são sustentados por sua avó.

No dia de Santa Cruz Helena fica extasiada com os arranjos para a festa e a refeição na Chácara, com toda a família presente. O único problema é o dia seguinte, quando fica esgotada e sua mãe lhe diz que é o resultado de sua mania de querer aproveitar tudo.


Dia 8, segunda-feira

Helena lamenta que não goste muito das vindas de seu pai para sua casa nos finais de semana, pois ele sempre repete histórias e ela é obrigada a ouvi-las.


Dia 11, quinta-feira

É relatada a festa de aniversário de tia Agostinha na casa do Jogo da Bola, onde as mulheres passam o dia conversando, as crianças brincando e os tios ficam fora e só retornam para o jantar.


Houve um caso engraçado com a negra Jovina que misturou um resto de milho ralado com rapadura e sal e acabou passando mal, precisando vomitar tudo.


Dia 17, quarta-feira

Helena e sua família passaram o dia no Biribiri, terra de Dona Mariana e Major Antônio Felício, que são muito felizes por possuírem uma fábrica que emprega toda a família.


Na primeira vez que estiveram no Biribiri Helena e sua prima Batistina iriam dormir no chão. Como Batistina reclamou da cama improvisada, Dona Mariana prometeu-lhe um castigo: daria um lindo presente a Helena, mas não a ela. No dia seguinte a mulher deu presentes às duas crianças e Helena, que queria ser invejada pela prima, estranhou o não cumprimento da promessa.


Dia 19, sexta-feira

A mãe de Helena sempre dá um vintém para um homem que passa em frente à sua casa pedindo dinheiro para a Missa das Almas. A garota estranha que Seu Ferreira faça a mesma doação, mas o homem argumenta que o pedinte guarda todo o dinheiro para si próprio.


Dia 21, domingo

A festa do Divino é uma das que Helena mais gosta: ela sempre ganha vestido novo para levar a imagem de sua avó junto à procissão, fazendo inveja às suas primas.


Dia 30, terça-feira

Helena também gosta muito da festa do Rosário, que acontece na igreja que fica ao lado da Chácara.


Neste ano uma ex-escrava de sua avó foi eleita rainha do Rosário e precisou gastar muito dinheiro com um vestido e um banquete para a “corte”. O jantar foi, infelizmente, atrapalhado por jovens que roubaram o leitão que seria o prato principal.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade