Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Janeiro de 1894


Dia 7, domingo

Julia, que seria professora de Helena nos próximos anos, anuncia que vai se casar e por isso terá de abandonar seus planos. Helena também tinha intenções de tornar-se professora, mas após o insucesso de seu primeiro ano, cogita que encontrar um bom marido também poderia ser uma solução para sua vida.

Dia 10, quarta-feira

Helena, sua mãe e irmãos trabalhavam juntos no rancho quando a menina faz indagações religiosas e filosóficas: para que existia a vida? Não seria melhor se Deus não tivesse criado ninguém? Será que a vida era só trabalhar, comer e não pecar para não ir ao inferno? Renato supõe que tudo isso possa ser só “história de padre” e que não exista céu nem inferno, que com a morte tudo simplesmente se acabe. Dona Carolina fica espantada com os argumentos do filho e se dispõe a sacrifícios para que ele volte a conectar-se como cristianismo. Renato despreza a preocupação e diz que “pau que nasce torto não se conserta”.


Dia 14, domingo

Helena reflete sobre a vida de sua avó, quem considera muito inteligente apesar de não ter educação formal.


Quando jovens ela e seu avô era pobres e viviam ilegalmente da extração de diamantes. Quando a mineração foi regulamentada o avô era tenente e participou de um conflito em que teve de se opor a seus próprios irmãos. Um dia, na lavra da Lomba, ele encontrou um “caldeirão” (grande concentração de diamantes) e ficou rico, instalando-se definitivamente naquele lugar. Todas suas filhas tornaram-se cobiçadas e ele se responsabilizava por escolher os noivos: apesar do método antiquado, todas foram muito bem casadas.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade