Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Dezembro de 1893


Dia 4, segunda-feira

O pai de Helena enviou um hóspede à sua casa. A garota e Cesarina, uma negrinha, tinham constantes acessos de riso por conta do homem, que permanecia sempre calado, deixando Dona Carolina sem graça com este comportamento.


Dia 5, terça-feira

Helena relata a inveja que sente da Chácara de uvas do Professor Sebastião: várias mulheres carregam de lá cestos cheios de cachos da fruta para fazer vinho em sua casa. Conversando com Glorinha, Helena torcia para que ele bebesse muito e assim as passassem de ano.


Dia 9, sábado

Na turma de Helena todos colam na hora dos exames, mas ela teve a “sorte” de ser pega pelo professor na hora em que lia suas “sanfonas” e acabou não passando do primeiro ano.

Dia 11, segunda-feira

Alexandre tinha avaliado uma nova lavra que seria trabalhada com maquinários comprados por franceses. Helena lamenta que a extração não seria feita da maneira tradicional, com a surpresa da descoberta dos diamantes.


Perguntando sobre seu hóspede, o pai de Helena ficou furioso ao saber de sua inapropriada mania de riso e decidiu que deveriam fazer algo para impedir que isso se repetisse.


Dia 20, quarta-feira

A única pessoa que dá atenção ao que Helena escreve é sua avó, que considera excepcional sua capacidade de escrita, ainda mais por ela mesma não saber ler.


Joaquim Santeiro fabrica santos de pau e é muito bem-sucedido com seu trabalho. Helena ficou admirada, entretanto, quando o ouvir afirmar que estava fazendo “um demônio de São Sebastião… que estava lhe dando um trabalho dos diabos”. Ela imagina que sua avó ficaria zangada de ouvir esta história.


Dia 24, domingo

O pai de Helena gosta de relembrar como se tornou o mais pobre da família: ele estava prestes a investir numa lavra em sociedade com tio Geraldo, mas por orientação do Santo Antônio, intermediado por Dona Carolina, desistiu do negócio, que acabou enriquecendo seu irmão. Carolina sustentava que a riqueza também poderia trazer desgraça.


Dia 30, sábado

Helena está trancada em casa, com o joelho ferido por conta de uma queda do cavalo: ela pediu para Renato deixá-la montar e o irmão espetou o animal de propósito, fazendo-a cair. A mãe achou bem feito o susto, para que Helena parasse com a mania de fazer coisas de meninos.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade