top of page

Resumo Por Capítulo: Terra Sonâmbula

Oitavo caderno de Kindzu - LEMBRANÇAS DE QUINTINO


Kindzu acordou sem a presença de Carolinda: havia somente um colar seu esquecido. Ele decidiu não perder tempo e procurar logo Quintino, que seria seu guia. Porém, ao encontrá-lo, ele ainda estava embriagado, sendo carregado por Shetani, que convocou Kindzu para ajudá-lo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Encontraram-se com Estêvão Jonas, o administrador, e sua escolta. Ele chamou Carolinda, sua mulher, que identificou Kindzu como responsável por um crime: ter rasgado e atirado notas de dinheiro na praia. Ela justificou sua demora para chegar em casa por ter ficado travada quando se inclinou para pegar o dinheiro. O administrador dispensou sua mulher e os demais homens, perguntando a Kindzu, a sós, se ele teria comido Carolinda. O aventureiro negou, então seria preso por desrespeitar um símbolo da nação, junto a Quintino, que também havia praticado este ato.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Quintino chorava ao mesmo tempo em que recuperava sua sobriedade. Kindzu achou que era o melhor momento de propor o acordo com seu futuro guia. O homem aceitou prontamente, pois também tinha interesse em fugir dali: ele era perseguido pelo fantasma de seu antigo patrão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certa vez Quintino invadiu a casa onde havia trabalhado para Romão Pinto, com o intuito de “nacionalizar” seus pertences. Ela fora abandonada por sua mulher, que ficara viúva: Romão havia sido enterrado ali mesmo, sem as devidas cerimônias. O fantasma do patrão surgiu do chão, intimidando Quintino e perguntando sobre sua mulher. Ele relembrou o motivo de sua morte: ter se relacionado com uma mulher menstruada, o que gera uma maldição na tradição africana.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Salima era mulher de Abdul, homem que Romão imaginava também estar morto: ele havia forçado a amante que também se relacionasse com o marido como punição, para que ele tivesse o mesmo destino que o seu. Porém Quintino informou que ele ainda vivia e Romão imaginou que havia sido enganado pela mulher.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O patrão ainda perguntou por Farida, relembrando sua relação com ela. Quintino informou que ninguém sabia o paradeiro da moça, nem mesmo seu filho. Romão exigiu que seu empregado lhe desse mais informações, que chamasse sua esposa, mas Quintino negou e, desde então, era perseguido pelo fantasma.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O guia estremecia ao contar esta história e Kindzu estava ansioso para deixar aquele lugar. Carolinda apareceu e libertou os dois, confessando a seu amante que inventara aquela história para não deixar que ele partisse, mas concluiu que ninguém merecia ficar preso àquelas terra e também seria melhor mantê-lo longe, impossível. Kindzu foi empurrado por ela e acariciado onde as cordas o haviam prendido: ele enxergava ali uma grande prova de amor, e concluiu: “o melhor da vida é o que não há-de vir”.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page