top of page

Resumo Por Capítulo: O Primo Basílio

Capítulo 14


Após a morte de Juliana, Luísa passou a sofrer com febres frequentes. Seu estado de saúde se deteriorava e Jorge estava o tempo todo ao seu lado, até o dia em que chegou para ela uma misteriosa carta da França. O marido não quis entregar a correspondência para não atrapalhar sua recuperação, mas não resistiu a espiar seu conteúdo: era a resposta de Basílio ao pedido de socorro de Luísa. O escrito trazia lembranças do “Paraíso” com suas “boas manhãs”, além de oferecer dinheiro para que ela “se arranjasse com a mulher”. Jorge entrou num desespero furioso e a muito custo não tirou imediatas satisfações com sua mulher, que convalescia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao confidenciar sua descoberta a Sebastião, Jorge não obteve apoio em seus impulsos punitivos contra a mulher: o amigo negou o conhecimento da traição e argumentou que o caso pode ter sido uma simples brincadeira. Os dois não falaram mais sobre o assunto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Passaram-se dias com Luísa acamada, até uma noite em que, com uma leve melhora, ela recebeu seus habituais amigos num jantar. Ernestinho, que recebia muitas honras em virtude do sucesso de sua peça teatral, fez questão de reforçar o desfecho escolhido, que contrariava Jorge, no qual a mulher infiel era perdoada pelo marido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page