top of page

Resumo Por Capítulo: O Primo Basílio

Capítulo 15


Indo ao trabalho, Jorge sentia que todos nas ruas sabiam da traição do qual fora vítima. Sua mente exigia que ele tomasse alguma atitude perante Luísa: assim que ela apresentou uma recuperação consistente das febres, ele revelou-lhe a carta de Basílio. Ao identificar o papel e perceber a fúria do marido, ela caiu ao chão, desfalecida.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Atendida por Julião, Luísa reclamava de uma forte dor na cabeça e a febre retornava. Percebendo a fragilidade da mulher, Jorge arrependeu-se de sua atitude e propôs que não falassem mais no assunto, só queria vê-la saudável.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Tratamentos para baixar a temperatura do corpo de Luísa não surtiam efeitos e sua mente entrava em delírios: balbuciava os nomes de Juliana, Basílio e quantias de dinheiro, para a vergonha de Jorge. Julião revela que seu estado é grave e pede para raspar seus cabelos, o que aliviaria a febre.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mesmo com a consulta de um médico mais experiente, doutor Caminha, e novos tratamentos, o martírio de Luísa continua e ela mal se comunica. D. Felicidade acompanha o momento delicado e sugere que se façam os sacramentos finais. Jorge se ajoelha ao pé da cama e roga a Deus que salve a única companhia de sua vida. Julião sente o pulso da doente esvair-se aos poucos, doutor Caminha já não vê esperanças. Luísa morre.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page