Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Maio de 1895


Dia 2, quinta-feira

João de Assis é um caixeiro muito engraçado e boa pessoa. Ele está com a mania de ter dó de todo mundo e vive na indecisão de pedir em casamento uma viúva ou uma solteira.


Dia 4, sábado

O pai de Helena diz que gosta mais de seu gênio, que fala tudo o que pensa e faz, do que do de Luisinha, que é muito quietinha. Helena deu razão para ele quando descobriu que a irmã furtara um cravo na escola.


Dia 6, segunda-feira

Helena teve um dia maravilhoso: após uma aula de botânica no jardim do professor, foi com suas amigas ao Rio Grande para merendar e andar pelas águas.


Dia 12, domingo

Desde que sarou, foi a primeira vez que Dona Carolina saiu de casa: foram visitar Siá Germana e Seu Ferreira, casal que tinha um filho cego. Quando a criança começou a adoecer, Helena e seu pai alertaram o casal, mas eles nada fizeram e o bebê perdeu a visão completamente. A garota chorou muito com esse destino, pois sempre cuidava do menino.

Dia 15, quarta-feira

Depois da escola Helena encontrou suas primas na casa de Leocádia e Juvência, duas mulheres muito trabalhadoras e engraçadas: uma sempre repete o que a outra diz, como um gravador.


Dia 19, domingo

Vendo a figura de uma boneca numa revista, Helena se lembra de quando era menor e pedira uma boneca grande e com cabelos para uma senhora que produzia brinquedos, mas decepcionou-se com o resultado.


Dia 23, quinta-feira

Na família do pai de Helena todos os irmãos parecem iguais no comportamento; já na de sua mãe, que é muito maior, cada um é de um jeito: há um primo distante que era muito inteligente, mas deu para beber e virou preguiçoso. O pai de Helena disse que o álcool fazia isso com muitos inteligentes.


Dia 25, sábado

Helena, que passou a admirar Siá Ritinha, agora também tem pena dela: a mulher se lamentava para Dona Carolina sobre o mau gênio de um negrinho que ela criou e a roubava, além das reclamações dos soldados sobre a comida que ela fazia.


Dia 28, terça-feira

Américo, um parente distante, tem a mania de se embebedar na cidade quando encontra algum ouro ou diamante nas lavras. Para se curar da bebedeira se hospeda na casa de Alexandre, que lhe dá conselho em vão.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo: