top of page
  • Foto do escritor: Bruno Alves Pinto
    Bruno Alves Pinto
  • 7 de abr. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 5 de out.


Resumo Por Capítulo: Dom Casmurro

6 - Tio Cosme


Tio Cosme foi viver com a mãe de Bentinho desde que ela enviuvou. Naquela ocasião ele já era viúvo, assim como prima Justina. Advogado, orgulhava-se de seus discursos no foro, onde era sempre acompanhado por José Dias.


O narrador confessa uma curiosa lembrança de seu tio: pelas manhãs, muito gordo, sofria para montar em seu cavalo, e fazia o cavalo sofrer logo em seguida, com todo seu peso.


Bentinho nasceu na roça, mas sempre teve medo de cavalos e nunca montara. Certa vez tio Cosme colocou-o à força sobre seu animal, fazendo com que o garoto chorasse e chamasse pela mãe, que prontamente o atendeu, tirando-o do cavalo. Bentinho só aprenderia montar à cavalo mais tarde, mais pela vergonha que era não sabê-lo do que por gosto.


Diziam que montar à cavalo chamava o interesse das garotas, no entanto esse não era o caso de tio Cosme: quando jovem era um bom partido, mas agora estava velho e gordo demais, fazia-o apenas por necessidade. Sem grandes expectativas, cumpria seus trabalhos sem amor, tinha lazer com alguns jogos e às vezes contava piadas.




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Os comentários são de responsabilidade dos usuários. O site se reserva o direito de moderação.

bottom of page