top of page

Resumo Por Capítulo: Caminhos Cruzados

Capítulo 27


Virgínia acorda e toma uma “Pérola Juventus”, que promete rejuvenescimento corporal completo. Honorato ronca forte. Olhando para o espelho, Virgínia não se reconhece: o início das rugas, o fim de sua beleza, os fios brancos de cabelo contrastam com a pessoa que ela sente ser: a mesma jovem de décadas atrás, que gosta de festas e novidades.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mesmo após casar-se, Virgínia não quis abrir mão da vida social agitada e deixou os cuidados domésticos com a Tia Angélica, neta de escravos do avô de Honorato. A preta tornou-se responsável também por Noel, e opinava em todas questões da família. Certa vez, cansada de tantos eventos, Virgínia quis tomar conta de seu lar, mas Angélica era soberana, com o apoio de seus súditos. Noel estava prestes a entrar para a academia quando Tia Angélica faleceu, como uma figura insubstituível naquela casa. Virgínia, intimamente, comemorou o sumiço de sua rival, mas não quis tomar seu posto: contratou mais empregados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O tempo passou, Noel foi para a Academia, o casal viajou duas vezes ao Rio, comprou carros, Honorato teve tifo, se recuperou… E agora Virgínia está em frente ao espelho sem se reconhecer e sem perceber que tanto tempo havia se passado. Houve dias que pareciam um vácuo, sem qualquer significado. Outros eram memoráveis, como quando foi cortejada por um capitão, mesmo sendo casada, e quase se encontrou com ele numa tarde – impedida pela vigilância severa de Angélica, que até neste caso encarnava com orgulho a função de manter a família unida. Agora, com seus 45 anos, Virgínia ainda sentia desejos despertados por jovens que a olhavam maliciosamente nos jantares…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Enquanto isso, Honorato segue em seu sonho tranquilo, no qual não tem que pensar em mercadorias, faturas ou finanças. Voa como uma pomba, depois como um avião, até despertar com o movimento que o vento faz na cortina.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page