top of page

Resumo Por Capítulo: Til

Parte 4

Capítulo 6 - O incêndio


A festa acabou mais cedo que o de costume. D. Ermelinda, abalada como esposa e como mãe, não seguiu o tradicional costume de pedir para os convidados permanecerem quando estes fazem a primeira menção a retirarem-se. Dessa forma a fazenda das Palmas logo se esvaziou.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A mulher nunca havia cobrado o marido sobre seu passado, mas agora a incomodava o conhecimento de seu antigo caso. Quanto à filha, não compreendia como a menina poderia entregar-se a um rapaz de um nível tão inferior ao seu. Luís Galvão percebeu o estado da esposa, mas d. Ermelinda não quis conversar.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Arranjando-se para dormir, o fazendeiro ouve três pancadas fortes vindas de fora. Olhando para a janela, percebe um vulto passar. Perguntou se havia alguém por lá, mas como ninguém respondeu imaginou que fosse algum animal, ainda mais quando ouviu um guincho de pássaro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No entanto realmente havia pessoas ao redor da casa: Faustino, o pajem, pregava as janelas para prender os capangas, enquanto o preto Monjolo trancava por fora as senzalas. Este último ainda armava uma emboscada para Faustino, que foi salvo no momento em que Luís abriu a janela: após isso Monjolo desistiu do intento e saiu, imitando o ruído do pássaro para despistar o fazendeiro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após Luís fechar a janela, surgiu a primeira labareda no meio do canavial.



ou continue lendo online...

bottom of page