top of page

Resumo Por Capítulo: Til

Parte 3

Capítulo 6 - A restituição


Após 15 anos do assassinato de Besita, Ribeiro retornou a São Paulo. Agora se chamava Barroso, um apelido que tinha em Portugal e que trouxe ao Brasil como forma de esconder sua verdadeira identidade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Passando na região do rio Piracicaba, Ribeiro sente sede de vingança contra Luís Galvão. Falou com Chico Tinguá, que indicou Jão Fera para o trabalho. No encontro com o capanga, ambos não se reconheceram, mas ao mesmo tempo sentiram certa repulsa em seus subconscientes. Tanto que Jão, na ocorrência da emboscada na Ave-Maria, estava prestes a lançar Barroso pelo penhasco, mesmo sem um motivo claro – apenas não o fez pelo surgimento da cascavel no mesmo momento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Com a desistência do Fera no ataque a Luís Galvão, Ribeiro teve uma ideia que lhe agradou ainda mais: vendo a felicidade que habitava a fazenda das Palmas, decidiu que uma vingança perfeita seria não só a morte do homem, mas também a tomada de seu lugar na família. Durante todo o tempo fora, Ribeiro aproveitou a vida sem se fixar num lar, sem uma nova esposa ou filhos. Agora era tarde para iniciar esse processo. No entanto uma família perfeita estava ali na casa de Luís.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O plano de Barroso era armar um incêndio no canavial na noite de São João, supostamente causado por fogos da festa. Então Luís iria tentar sanar o problema enquanto sua família e seus escravos eram trancados por Faustino e Monjolo. No meio do canavial Gonçalo daria fim no dono da fazenda, de forma a parecer que ele foi morto pelo fogo. Barroso surgiria trazendo o corpo de Luís, como se tivesse tentado salvar sua vida. Daí em diante bastaria criar amizade com a família, apoiá-la durante o luto. Imaginava que em menos de um ano estaria casado com d. Ermelinda.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Um dia antes de São João, andavam Barroso e Gonçalo quando cruzam com Jão Fera. Após o susto, Jão restitui a Barroso o dinheiro este havia lhe pago.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page