top of page

Resumo Por Capítulo: Til

Parte 2

Capítulo 15 - Trama


Na véspera do São João a cozinha da fazenda das Palmas era comandada por nhá Tudinha. D. Ermelinda ficaria responsável pela recepção dos convidados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Linda e Berta estavam juntas, após o almoço. Percebendo certa tristeza na expressão da amiga, Berta procurou animá-la, já que a noite de São João era motivo de alegria para as meninas. Mas Linda reclamou que isto só era possível àquelas que tinham alguém que as queriam bem. Berta lembrou-lhe de Miguel, mas Linda prontamente respondeu que o garoto queria mesmo era Berta, que ria ao ouvir essa afirmação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Berta ouve um assobio na mata, o mesmo que ouvira no dia da malfadada tocaia sobre Luís Galvão. Sabendo que o pai da amiga chegaria da viagem no mesmo dia, a garota logo se preocupou e chamou Linda para acompanhá-la ao mirante, para verem Luís chegar. No caminho Berta percebeu alguém se embrenhando na mata, perguntou a Linda se não seria o Faustino, mas a menina não percebeu.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


No mesmo lugar onde foi armada a primeira emboscada contra o dono da fazenda, estava Barroso, responsável pelo assobio que logo reuniu o pajem Faustino e Monjolo. Eles acertavam uma nova trama: seria colocado fogo no canavial; quando Luís Galvão saísse para conter o incêndio, sua família seria trancada dentro de casa, bem como os demais negros; sozinho, Luís Galvão seria atacado. Em troca, Faustino teria alforria, levaria consigo Rosa para um quilombo, Monjolo queria apenas dinheiro para fumo e cachaça. Tudo acertado, os três separaram-se, Barroso foi se encontrar com Gonçalo Pinta, que estava próximo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após desfazer-se a reunião, Brás sai de um buraco no barranco, no qual ouvia tudo escondido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page