top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 3 - Posse: Capítulo 2


Na sala a mesa estava servida com grande variedade de alimentos. D. Firmina e Aurélia já estavam no local. Fernando dirigiu-se à sua esposa para cumprimentá-la, cumprindo seu papel de marido, e Aurélia recebeu a saudação com um olhar de desprezo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Chamando o marido e D. Firmina para o almoço, Aurélia já atuava sem demonstrar qualquer sarcasmo: comia e conversava alegremente. Tal representação fez com que Seixas, por alguns instantes, esquecesse a situação que estava vivendo. Mas não demorou para que ele sentisse a ironia retornar às palavras de Aurélia: percebendo que ele havia se servido com muito pouco, e dos mais simples pratos, a senhora ofereceu servir-lhe outros alimentos, os quais Fernando recusou, usando da mesma ironia, dizendo que sua felicidade lhe tirara o apetite…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O clima tenso, porém aparentemente dentro da normalidade seguia: Seixas lia o jornal quando o criado ofereceu-lhe charutos de Havana. Fernando recusou, dizendo ter os seus, e Aurélia respondeu que aqueles também eram dele, afinal. Questionando se ela não se incomodaria com a fumaça, Aurélia afirmava que deveria aceitar as vontades do marido – Fernando rebateu, dizendo que como marido ele não possuía vontades, mas somente deveres.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Os diálogos irônicos seguiam: Seixas lia para a esposa algumas notícias do dia, ela criticava a qualidade do folhetim nacional – sendo que Seixas trabalhava como escritor. Em seguida Seixas abriu um álbum de celebridades europeias, questionando que ninguém ainda havia feito um com as celebridades nacionais, uma vez que haveria muitos interessados em comprá-los, assim como muitos pretendentes a serem fotografados, considerando a sociedade de aparências em que viviam… Sarcástica, Aurélia comentou que quase fora citada em uma revista como “uma brasileira notável”, por conta da herança que recebera.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Já era uma hora quando o criado os chamou para o lanche.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page