top of page

Resumo Por Capítulo: Senhora

Parte 1 - O Preço: Capítulo 11


Fernando e Aurélia passaram a conversar frequentemente nos encontros da sociedade: ele sentia que um romance entre os dois poderia reduzir o peso do acordo financeiro firmado com o Sr. Lemos. Porém, sempre que a cortejava, Aurélia mantinha certa insensibilidade; e quando tocava em assuntos do passado, ela mantinha a convicção de que o passado era morto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certa vez Fernando perguntou ao Sr. Lemos o porquê de tê-lo escolhido como pretendente, e ele respondeu que tratava-se do romance passado, do qual tinha conhecimento, que havia influenciado na escolha. Tal posição tranquilizou Seixas, que passou a acreditar que era um acerto do destino que o levava a concretizar aquele amor – e isso purificaria a transação financeira que, afinal, era muito comum naquela época.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Desta forma, Seixas permaneceu com seus galanteios à sua prometida, até o dia em que Lemos chamou-o para concretizar o enlace: na casa de Aurélia, a jovem entregou sua mão ao rapaz, ressalvando que a mulher a quem ele amou não mais existia, mas estava em suas mão a chance de fazê-la reviver. Seixas prometeu, sempre de forma poética, tornar real esse afeto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A sociedade fluminense recebeu a notícia do casamento com espanto; os antigos pretendentes ainda acreditavam que a união poderia não se concretizar, mas Aurélia cada vez menos aparecia em público, exceto nas reuniões em sua própria residência. Nestas situações, Fernando Seixas não cansava de bajulá-la, até o ponto em que Aurélia pedia alguns instantes “para respirar”, pois nunca havia se sentido tão amada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A casa era preparada para o evento e os padrinhos eram escolhidos: do ponto de vista de Fernando eram necessários homens renomados, ministros, senadores, mas Aurélia fez uma escolha excêntrica: pediu que fosse apadrinhada por Dr. Torquato Ribeiro, um simples bacharel.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A documentação do casamento foi ajeitada em cartório, incluindo o dote de cem contos de réis – condição apresentada por Lemos a Fernando como indispensável, mas que, no entanto, era uma solicitação da própria Aurélia – que disfarçava não estar atenta a quaisquer destes detalhes financeiros.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page