Duelo
Turíbio Todo era um homem sisudo, com enorme papo, vingativo e mau. Na volta de uma malfadada pescaria ele encontra um homem na cama com sua mulher: era Cassiano Gomes, um ex-militar, e isso impediu Turíbio de tomar qualquer atitude naquele momento.
CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
No dia seguinte ele retornou à casa como se não soubesse de nada e tratou Silivana, sua mulher, com muita gentileza. Sua mente, entretanto, armava uma vingança contra Cassiano, que ele realizaria no próximo dia: montaria tocaia próximo à casa do ex-oficial e atiraria em seu adversário. Porém a bala acertou Levindo Gomes, irmão de Cassiano, que jurou nova vingança.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Depois desse engano, Turíbio fugiu montado em seu cavalo e Cassiano seguiu seus rastros. A “caçada” era longa e nunca os homens se encontravam. Turíbio chegou a visitar sua mulher, que lhe sugeriu que sumisse até que Cassiano se acalmasse, mas ele acreditava que o coração do ex-militar não aguentaria muito tempo, já que era doente. Essa história foi parar no ouvido de Cassiano, que se enfureceu ainda mais em sua busca.
CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Já se passavam cinco ou seis meses desse duelo “distante”. Cassiano parou próximo à travessia de um rio e, à noite, foi alvo de tiros. Imaginou que se tratava de Turíbio, porém descobriu que era o barqueiro que o havia confundido seus inimigos. Cassiano contou sua história ao homem e acabou decidindo voltar à sua casa por uns tempos. Mais tarde Turíbio passou por ali e atravessou o rio, com a antipatia do barqueiro que já conhecia seu caso pela boca de Cassiano.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Voltando ao arraial, Cassiano soube por Dona Silivana que Turíbio estava a caminho de São Paulo. Mas o ex-militar sofria com sua doença do coração e dizia não querer mais vingança. Como o médico havia lhe dado pouco tempo de vida, decidiu ir até a sua mãe, que vivia distante, para despedir-se.
CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
No meio da viagem, entretanto, passou mal e se instalou num vilarejo pacato e isolado. Conheceu Vinte-e-Um, um rapaz a quem ajudou com o dinheiro para chamar um médico e um padre para cuidar de seu bebê – e também para si, que estava prestes a partir. Antes de morrer, Cassiano deu todo seu dinheiro a Vinte-e-Um.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Ao saber da morte de seu adversário, Turíbio preparou-se para seu retorno. No meio do caminho encontrou um estranho cavaleiro, que acabou lhe fazendo companhia. Quando andavam por um lugar afastado, no meio do mato, o homem revelou sua identidade: era Vinte-e-Um, e iria vingar Cassiano, conforme prometera em seu leito de morte – e assim o fez.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE