top of page

Resumo Por Capítulo: Sagarana

Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo - IX


Correram dias calmos em que o Major se ocupava de tratar suas doenças enquanto tio Laudônio dava os encaminhamentos políticos. Lalino ia de um canto para o outro, sempre entretido com os capangas, compondo cantigas.


CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Um dia o mulato não cedeu à tentação de reencontrar Maria Rita e pediu a Oscar que a procurasse, para descobrir se ele ainda tinha chances com ela. Oscar, entretanto, acabou enfeitiçado pela beleza da mulher e tentou beijá-la, mas Maria declarou que amava mesmo Lalino, repelindo o moço. Para Lalino, Oscar contou que a mulher queria ficar com o espanhol.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Em seguida, Oscar foi ao seu pai para falar mal de Lalino, porém o mulato logo surgiu com mais uma notícia urgente: eles tinham conquistado todo apoio local após o Nico, filho de seu Benigno, desonrar a filha de seu Cesário. Ele, que estava saindo com Nico, havia inflamado a paixão do rapaz, que agora trazia resultados políticos. O Major desconfiou dos meios utilizados, mas enfim comemorou a armação.


CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Tio Laudônio trouxe uma nova infomação: um carro viria pela estrada recém-inaugurada para fazer visita a seu Benigno. O Major menosprezou este acontecimento, já que a vitória estava certa graças às artimanhas de Lalino.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mais tarde o Major acordou com uma gritaria de mulheres: era Maria Rita que vinha pedir proteção contra Ramiro, pois ele estava possesso de ciúmes após ver o Oscar conversando com ela – o espanhol imaginava que ele estava trazendo recados do Lalino. Anacleto pediu que cuidassem da mulher e que chamassem o Lalino.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O Major foi surpreendido ao saber que o mulato estava de conversa com uns homens que vinham de carro pela estrada e haviam parado para beber água. No mesmo momento ordenou que mandassem embora a Maria Rita, imaginando uma traição de seu empregado. Tio Laudônio pediu que ele esperasse, para descobrir se a história era realmente essa.


CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mais tarde surgiu o automóvel trazendo Lalino e três doutores bem vestidos: não eram da oposição, como imaginava o Major, mas sim homens do governo, incluindo o Secretario do Interior. Foram bem recebidos, portanto, e elogiaram Lalino como político, convidando-o para visitá-los quando fossem à capital.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Major Anacleto, mais que satisfeito com o trabalho de Lalino, chamou sua mulher, Maria Rita, e prometeu expulsar os espanhóis da região, comprando suas terras.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page