Resumo Por Capítulo: Memórias de Um Sargento de Milícias

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Primeira Parte

6 - Primeira noite fora de casa


O compadre não demorou muito para adivinhar onde estaria metido Leonardo (filho!), e decidiu fazer o caminho da via-sacra, até a Igreja do Bom Jesus. Não o encontrou, mas soube que foram visto três garotos a serem postos para fora da Igreja pelo padre. Como já era tarde e não tinha mais pistas preferiu se recolher e voltar à busca no dia seguinte.


Enquanto o barbeiro não dormia de tanta preocupação, Leonardo estava acompanhado de seus dois novos amigos, que descobrira pertencerem a um acampamento cigano. O narrador descreve este agrupamento, sua origem (emigrados de Portugal), sua fama (ociosos, de poucos escrúpulos, enganadores) e seus costumes (festas, correntes de ouro). Vale lembrar que o Leonardo Pataca envolvera-se em seu último enrosco justamente por uma paixão por uma cigana!

Após passar a noite entre as danças e festejos desse grupo, que o faziam em devoção a algum santo do dia, Leonardo pede para ser levado à sua casa por seus amigos e logo o compadre o encontra. Este poderia se enfurecer pelo susto que o garoto dera, mas cede à “inocência” do menino, que falou que por saber que seria padre teria ido visitar um “oratório”.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade