Resumo Por Capítulo: Lucíola

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Capítulo 9


Após acordar à tarde, Paulo fez contas: separou um valor que desejaria gastar durante dois meses, como despedida da vida de farras.


Saiu pela cidade à procura de alguns presentes para Lúcia, que pretendia visitar mais tarde. Comprou em um joalheiro um adorno de ouro e brilhantes que valia algum dinheiro. Ao sair da loja reparou num outro adereço, mais simples, com uma pedra negra envolta em um filete dourado: imaginou que ficaria belo em contrasta à pele clara de Lúcia – comprou-o também.


Chegando à casa da cortesã, encontrou-a no sofá, dizendo que já o aguardava há horas. Para justificar seu atraso, deu-lhe o primeiro presente: Lúcia fez pouco caso do ornamento cheio de brilhantes, fazendo com que Paulo lembrasse do que lhe falou Cunha, sobre a ganância da prostituta. Dando-lhe o segundo adorno, mais simples, entretanto, Lúcia mostrou-se muito grata e alegre: ele não entendia se ela realmente havia gostado da peça ou se zombava de seu pouco valor.

Questionando Lúcia sobre suas reações, a moça argumentou que não queria que ele pensasse que ela só se interessava no valor das joias. Paulo pediu que ela fosse sempre sincera, pois era seu desejo somente agradá-la. Ela reafirmou que ele nunca a aborreceria. Convidou-o ao jantar e foi arrumar-se.


Quando Lúcia surgiu, vestida suntuosamente, Paulo dormia no sofá, ainda cansado pela noite anterior. Ela o acordou e ambos jantaram com certa cerimônia – Paulo imagina que isso tenha ocorrido pela presença dos criados na casa.


Após o jantar foram ao terraço, onde Paulo fumou seu charuto e Lúcia falava das belezas da natureza de forma poética, até apontar sua estrela no céu, Lúcifer, a estrela d’alva. Durante o resto da noite ela ainda tocou piano e cantou, imitou de forma satírica os tipos da sociedade da época, brincou e dançou como uma criança, fazendo Paulo também sentir-se mais jovem.


Ao final da noite, quando ia se despedir, Lúcia pediu que Paulo ficasse.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade