Resumo Por Capítulo: Helena

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Capítulo 28


Durante a noite Estácio debateu-se com sua consciência, por perceber que realmente amava Helena e por entender que a insistência da garota em seu casamento era a forma de evitar a força de seus sentimentos. Procurando agir da mesma forma, o moço enviou uma carta a Mendonça chamando-o para visitá-los no dia seguinte.


Helena, por outro lado, não sentiu-se melhor após o sono: evitava falar com D. Úrsula e Estácio, mantinha-se em seu quarto e pedia para ver seu pai. Melchior revelou-lhe a carta em que Salvador declarava sua fuga e a menina caiu em maior desespero. Daí em diante ela mal comia e o padre orientou a família que cuidasse para que a menina não tentasse qualquer ação extrema, como a fuga ou o suicídio.

Certa tarde, quando armava-se uma tempestade, Estácio encontrou Helena à beira do tanque. Temeroso por uma tentativa de afogamento da menina no local, chamou-a para dentro. Os jovens trocaram olhares que denunciavam a ambos o sentimento que compartilhavam, mas que nunca poderia ser realizado por conta das convenções sociais. Helena desfaleceu e Estácio carregou-a para a casa.


D. Úrsula teve com Helena os mesmos cuidados que a garota teve com ela quando doente. Sob uma forte febre a garota delirava, ora chamando os nomes de Santiago e Estácio, ora chamando o padre Melchior. Um médico atestou que a situação era realmente grave, chegando ao ponto de declarar a morte inevitável. Mendonça foi comunicado da situação e era presença constante na casa.


Certa tarde estavam Estácio e Mendonça chorando abraçados quando um escravo veio chamá-los com pressa. Chegando ao quarto de Helena, Estácio recebeu o último adeus da moça. D. Úrsula fez questão de cuidar dos preparativos do corpo e o enterro transcorreu com muito pesar. Já em seu caixão, Helena recebeu seu primeiro beijo de amor, vindo de Estácio. O rapaz estava inconsolável e declarou ao padre que havia perdido tudo.


Mais tarde, ainda abalada pela morte de Helena, a noiva de Estácio, Eugênia, recebia de seu pai o seu terceiro beijo.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Publicidade
Publicidade