Resumo Por Capítulo: Helena

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Capítulo 21

Atendeu à porta um homem alto e forte, com cabelos castanho escuros que iam até o ombro, aparentando de trinta e seis a trinta e oito anos de idade. Após Estácio explicar que havia se ferido, o morador convidou-o a entrar para que tratassem de sua mão.


A casa tinha uma mobília muito simples e as paredes tinham marcas de mofo. As roupas do homem também denunciavam a pobreza em que vivia, mas era bem limpas. Após ter sua mão lavada e com um curativo, Estácio procurava puxar conversa para conseguir mais informações sobre aquela pessoa, pedindo que ficasse ali para descansar brevemente.


Ao falar de sua situação financeira, o dono da casa alegou que havia investido em atividades para as quais não tinha aptidão, amargando agora os maus resultados dessas aventuras. Estácio comentou que poderia ajudá-lo, conseguindo para ele um emprego por meio de suas influências, mas o homem recusou. Ele ainda revelou que não tinha família e que suas únicas alegrias vinham de mão “caridosas e puras”. Estácio disse que caso ele mudasse de ideia poderia procurá-lo e disse onde morava, esperando alguma reação que denunciaria a relação com sua irmã, mas o homem não exprimiu qualquer surpresa.


Enquanto conversavam uma preta velha serviu o almoço, uma refeição muito modesta a qual Estácio recusou. Despedindo-se, o dono da casa disse que estaria à disposição caso quisesse visitá-lo novamente.


Estácio chegou em sua casa transtornado, pois a visita àquela casa apenas deixou-lhe com mais dúvidas: tinha receio só de pensar que Helena pudesse ter se corrompido e apostava suas esperanças que ela apenas estivesse fazendo um ato de caridade. Durante o almoço o rapaz fitava a irmã tentando adivinhar o que acontecia, mas nada ajudava.


Retirou-se em seu gabinete pensando em que atitude tomar. Já era quase a hora do jantar quando, olhando pela janela, viu o pajem que acompanhara Helena, sendo portanto seu cúmplice: ele poderia dar-lhe alguma informação importante sobre as visitas que ela fazia. Neste momento duas mãos fecharam os olhos do jovem.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade