Resumo Por Capítulo: Helena

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Capítulo 18


No dia seguinte, na primeira oportunidade de estar a sós com Helena, Estácio questionou se ela realmente tinha a intenção de casar-se com Mendonça. Tendo a moça confirmado esta informação, seu irmão lembrou-a do que ela havia lhe confidenciado anteriormente, que amava profundamente a um outro homem.


Helena disse que não passava de uma paixão irrealizável e que havia passado, estando ela disposta a unir-se a um rapaz digno como Mendonça. Estácio ainda discordou da postura da irmã, dizendo que não aprovaria uma união que ocorresse dessa forma. A garota brincou que a proibição do relacionamento talvez fosse a melhor forma de fazê-la interessar-se ainda mais por ele.


Estácio foi à procura do padre Melchior para interceder pelos mesmos motivos que havia discutido com Helena. O religioso morava em uma casa simples, na companhia de antigos livros, que eram seus melhores amigos. O rapaz argumentou que Helena não deveria se casar enquanto amasse a outro homem, já que isso a condenaria a uma vida infeliz, mas Melchior acreditava que a garota tinha tomado a decisão por vontade própria e portanto não havia nada de errado: sua intenção era casar os dois irmão de uma só vez.


Estácio compreendeu as boas intenções do homem, mas ainda discordou da escolha do noivo: ele não acreditava que Mendonça seria o homem correto para sua irmã, uma vez que ela teria mais influência sobre ele do que o contrário, o que seria o mais adequado em um casamento. Assim, aceitava que ela se casasse, mas que fossem então analisados outros pretendentes.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade