Resumo Por Capítulo: Esaú e Jacó

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

23 - Quando tiverem barbas


Era 1886 quando, indagados sobre a idade que tinham, os gêmeos responderam de forma diversa: Paulo afirmava ter nascido quando Pedro I caiu do trono; Pedro ressaltava ter nascido na data em que Sua Majestade subiu ao trono. (Tal fato remete ao retorno de Pedro I a Portugal, deixando o filho, Pedro II, como regente do Brasil – em 7 de abril de 1870.)

Como a questão da data de nascimento alimentava uma discordância política, Natividade interrompeu os filhos para determinar que este assunto só caberia a eles “quando tivessem barbas”. Os rapazes esperavam ansiosos pelos primeiros pelos no rosto, enquanto as primeiras opiniões políticas já brotavam em seus discursos.


Falando em barbas, o narrador se dedica a descrever dois curiosos casos de barbas “inexplicáveis”: a de certo frei, amigo de Pedro, e a de um maltrapilho. Os dois homens possuíam barbas brancas, mas durante certo período elas tornaram a ser negras: a do frei após uma longa viagem espiritual e a do maltrapilho graças ao uso grosseiro de alguma tintura barata. O autor indaga o motivo que teria alterado a cor das barbas: seria algum romance?

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade