Resumo Por Capítulo: Dom Casmurro

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

54 - Panegírico de Santa Mônica


O autor abre o capítulo afirmando que não usaria nem um capítulo de seu livro para falar sobre o seminário, mas que poderá escrever muita coisa sobre o que lá se passou, já que seus cinquenta anos lhe trouxeram uma “sarna de escrever” que nunca será curada, diferentemente do que aconteceria se fosse jovem.


No seminário, por exemplo, houve um colega que adorava escrever poesias, mas seguiu a carreira eclesiástica e quando mais velho nem mesmo se lembrava do que havia escrito. Por outro lado, houve também um seminarista que desistiu de ser padre, tornou-se funcionário público, mas lembrava-se com emoção de uma obra que criou durante o seminário: o “Panegírico de Santa Mônica” – “panegírico” é um texto, um discurso em elogio à santa.

Vale reparar como o autor, neste capítulo, inicia com uma intenção, de não falar sobre o seminário, mas deixa seus pensamentos o levarem ao oposto, fazendo uma grande narrativa sobre seu passado e seus colegas… E isso continuará no próximo capítulo, isso é Machado de Assis!

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade