Resumo Por Capítulo: Dom Casmurro

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

5 - O agregado


Se naquela situação José Dias era vagaroso, em outras era ágil, risonho ou grave, conforme melhor se encaixasse na cena.


Ele era agregado da família há muito tempo, quando ainda moravam numa fazenda em Itaguaí. Apresentando-se como médico homeopata, curou alguns escravos de uma febre e foi convidado pelo pai de Bentinho a morar com eles. Quando mudaram-se para o Rio se Janeiro, pela eleição do pai de Bentinho para deputado, José Dias os acompanhou.


Numa nova ocorrência de febre nos escravos de Itaguaí ele recusou-se a atendê-los: assumiu que não era médico, havia mentido, apenas estudara um pouco de homeopatia, mas não poderia continuar a farsa, pediu para ser mandado embora. Mas José Dias já era como alguém da família e o pai de Bentinho não quis dispensá-lo.


Com a morte do pai de Bentinho, José Dias procurou por sua mãe, dizendo que partiria, mas Dona Glória novamente pediu que ele ficasse, e ele ficou. Chegou a receber alguma herança e palavras elogiosas no testamento, que guardava com orgulho.


Às vezes José Dias comentava sobre uma viagem que fizera à Europa, dizia ter amigos em Lisboa, e que só não deixava o Rio de Janeiro pelo apreço que tinha àquela família – que para ele estava abaixo somente de Deus. Com esse papo conquistava a confiança de Dona Glória, que era muito religiosa, e ganhava cada vez mais liberdade para opinar nos assuntos familiares.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade