Resumo Por Capítulo: Dom Casmurro

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

2 - Do livro


O narrador conta que vive sozinho, com um criado, em uma casa que ele mesmo mandou construir: uma reprodução da casa em que crescera, na rua Matacavalos, com a mesma fachada, mesmos cômodos e até as mesmas pinturas com temas clássicos na sala principal, incluindo os bustos de César, Augusto, Nero e Massassina. Tem ainda uma pequena plantação de flores e legumes. A reconstrução da casa de sua infância foi uma tentativa de recuperar seu passado, mas não lhe bastou.

Apesar de não aparentar, internamente ele se sente velho. Seus amigos já morreram, fala com poucos e mal sai de casa. Tem uma vida pacata, cuida de seu jardim, lê, come e dorme bem.


Esta monotonia o cansou tanto que decidiu escrever um livro. Pensou em obras filosóficas, políticas ou históricas, mas não queria se desgastar tanto assim. “Conversando” com os bustos pintados nas paredes, entendeu que, já que aquela casa não resgatou totalmente seu passado, ele poderia trazê-lo em seus escritos. Assim decidiu escrever este livro.


Ele irá transcrever as lembranças conforme surgirem. Inicialmente relatará uma tarde de novembro da qual ele nunca se esqueceu.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade

Publicidade