Resumo Por Capítulo: Diva

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Capítulo 2


Era no verão de 1855 quando o Dr. Amaral foi chamado à casa de Emília por seu irmão, Geraldo: ela estava enferma e precisava de cuidados médicos.


Em seu leito, fraca e desfalecida, Mila estava acompanhada de sua tia, D. Leocádia e receberia os primeiros cuidados de Amaral. Porém, assim que aproximou seu ouvido do peito da moça, para escutá-lo, ela subitamente empurrou-o para longe, chamando-o de atrevido. Era assim em todas as circunstâncias: a garota não permitia a aproximação de qualquer homem, mesmo ardendo em febre e sentindo pontadas em seu coração.


Sr. Duarte, pai de Mila, desculpava-se pela atitude da menina, porém não era capaz de impor sua vontade sobre a da garota: a mãe a havia educado com muito rigor e ele não tinha grande autoridade sobre a Emília.


Ciente da singular situação, Dr. Amaral prometeu a si mesmo, em nome da medicina, que haveria de curar aquela moça. Chegou a se hospedar por alguns dias na casa da família, para aproximar-se da doente nos momentos de sono – o que nem sempre dava certo. Após muita insistência, entretanto, o tratamento surtiu efeito e Emília recuperou-se.


Dr. Amaral desdobrou-se em agradecimentos e recompensas ao jovem médico, mas Amaral recusou qualquer dinheiro: aquela fora sua primeira cura e se havia algum responsável pela surpreendente melhora, este era Deus, a quem deveria ser agradecido. Insistindo que recebesse pelo trabalho, Duarte conseguiu de Amaral a promessa de que, caso tivesse alguma dificuldade, lhe pediria auxílio.


Pouco tempo após estes acontecimentos Dr. Amaral foi à Europa, onde encontrou-se com Paulo, conforme já relatado na introdução do livro.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade