Resumo Por Capítulo: Coração, Cabeça e Estômago

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Sete Mulheres - I


Silvestre relata que amou as sete primeiras mulheres que conheceu em Lisboa.


Leontina, uma órfã que vivia de caridade com um ourives, amigo de seu falecido pai, foi a primeira delas. Não “tinha ideias”, mas seus olhos e jeitos eram bonitos. Era vizinha de Silvestre, que a disputava com um outro vizinho, um algibebe que ia mal nos negócios por distrair-se em seus galanteios.


Certo dia Silvestre recebeu uma carta anônima que o ameaçava de morte, caso continuasse a morar ali. Mostrando-a a Leontina, ela reconheceu a letra do algibebe, que a escrevera em outras ocasiões. Como vingança a garota mandou sua criada atirar no moço cascas de melão.


Tempos depois Leontina desapareceu, até enviar-lhe um bilhete de Almada, contando que o namoro dos dois fora denunciado pelo algibebe ao seu padrinho, o ourives, e por isso se mudaram.


O tal padrinho era viúvo e também se interessava em Leontina, a contragosto de suas duas filhas, que não a queriam ter como madrasta. De qualquer forma, ele ofereceu-lhe “a mão, e uma pulseira de brilhantes”, que a fez esquecer-se rapidamente de Silvestre.


Isto é tudo que Silvestre soube a respeito de sua primeira amada.

Nota

O autor do livro conta que soube mais sobre o destino de Leontina: após casar-se com o ourives, ela desfrutou o quanto podia da riqueza do marido, até que ele descobriu o filho de seu primo, Anselmo, escondido no quarto da empregada após uma noite de festa.


Leontina foi para o Convento da Encarnação, onde ficou por dois anos, até que o marido a reencontrasse para viajarem juntos. Quando retornavam para casa o ourives faleceu e a deixou com quase toda a herança – e alguns poucos rendimentos às suas filhas.


Nessa época Leontina lembrou-se de Silvestre e pediu a um compadre que procurasse por ele. Porém, antes, reencontrou o algibebe, que havia ganhado um prêmio de loteria e fechado sua loja: com ele se casou, indo morar em Buenos Aires.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade