Resumo Por Capítulo: Capitães da Areia

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Na rabada de um trem


Corria a noticia que a cidade de Ilhéus fora invadida por prostitutas de todo o país: a alta do cacau enriqueceu os coronéis e fazendeiros da região, que agora torravam seu dinheiro nas noites dos cabarés.


Dalva ficou sabendo do alvoroço e preparou-se para partir junto com Gato, que enfim se tornaria um homem: iria, junto de sua amante, enganar coronéis, enriquecer, quem sabe virar fazendeiro!

Já havia partido Professor, Boa-Vida, Pirulito… Agora era a vez de Gato. Pedro Bala despedia-se de mais um companheiro com a sensação que também deveria encontrar um rumo em breve, mas não sabia qual. Ele não era artista, nem malandro, tampouco tinha interesse na religião, nem queria ser um vigarista que engana coronéis. A única palavra que lhe chamava atenção era a de João de Adão.


Volta Seca havia sido preso quando batia a carteira de um comerciante. Ele foi levado para a delegacia, onde ficou por oito dias sendo espancado. Quando saiu de lá, informou Pedro Bala que iria para Aracaju, para dispersar a atenção que a polícia da Bahia lhe daria dali em diante. Viveria um tempo com os Índios Maloqueiros, um grupo de moleques semelhante aos Capitães da Areia, que atuava na cidade sergipana.


Na rabada de um trem Volta Seca foi levado pelo sertão, que reconhecia como sua terra natal. No meio do caminho cangaceiros pararam o comboio: era o próprio Lampião que atacava os viajantes. Emocionado, Volta Seca apresentou-se como filho de sua comadre, pedindo ao seu padrim que lhe desse um lugar junto ao bando. Ele teve o pedido atendido e prontamente recebeu um fuzil.


O terror assolava os vagões do trem, de onde saíram dois soldados da polícia para serem executados. Volta Seca pediu permissão para dar os tiros. No primeiro policial, sua mira foi certeira. O segundo tentou fugir correndo, o tiro apenas o derrubou, então Volta Seca pegou seu punhal e terminou o serviço manualmente. O bando de Lampião recebia um cangaceiro dos bons.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade