Resumo Por Capítulo: Caminhos Cruzados

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Capítulo 12


Em seu luxuoso escritório, Teotónio Leitão Leiria fuma um charuto enquanto ouve as máquinas de escrever na sala ao lado. Isso o faz lembrar-se do último romance que lera, cheio de ação, tiroteios e crimes. D. Dódó o repreendia, cobrando uma leitura mais religiosa e construtiva.


Tira do bolso um papel com um endereço: Travessa das Acácias, 143. Imagina-se indo até a casa que lhe fora indicada para encontrar-se com uma bela jovem e teme pela sua discrição. Pensando em Dódó, sente-se miserável e pecador, mas acredita que Deus o compreende. Sua alma pertence à sua mulher, quem irá pecar será sua carcaça.


A loja está movimentada e Teotónio procura Dódó em meio à multidão. A mulher acha o marido cansado e propõe que retornem para casa, mas ele recusa, alegando que, como um bom homem de negócios, não altera seus horários de trabalho.


Ao ver o alto valor de uma venda, Teotónio procura o comprador: é o coronel Zé Maria Pedrosa, com quem troca algumas palavras e confirma sua presença no baile de caridade de sua mulher.


Caminhando pela Travessa das Acácias, Leitão Leiria se encolhe e procura as sombras. Em sua mente as imagens de D. Dódó e do Monsenhor Gross o repreendem. A compreensão de seu próprio pecado o faz sentir-se menos culpado. Vendo uma menina que trabalha em uma taberna, pensa em um artigo que agradaria ao Monsenhor: Menores Desamparados, sobre as pobres raparigas que são colocadas a trabalhar correndo o risco de se prostituírem…

Isto o lembra a jovem de olhos verdes com a qual está indo se encontrar. Chegando ao endereço, bate na porta do andar errado, depois se corrige e é recebido pela velha viúva Mendonça. A mulher ressalta que o local é seguro e discreto, levando-o ao quarto onde aguardaria a garota.


Cassilda chega e, atendendo ao pedido do cliente, logo tira as roupas e deita-se. Ao ver a a cara de Leitão Leiria sobre ela, pensa no jovem rapaz com quem dormiu na noite anterior, no décimo andar do Edifício Colombo.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade