Resumo Por Capítulo: A Relíquia

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Capítulo 4

O retorno real a Jerusalém enfadou Teodorico, que chegava a sentir saudades de suas visões do passado da cidade sagrada – principalmente das moças na casa de banho. No Hotel do Mediterrâneo recebeu notícias da atual Jerusalém: desavenças entre religiosos, novas descobertas arqueológicas – nada que lhe chame atenção. A única novidade pela qual se interessa é um café com bilhar recém-inaugurado: Retiro do Sinai.


Teodorico aproveitou a parada para embrulhar e organizar as relíquias que levava para sua Titi: além da coroa de espinhos, que Topsius afirmou ser a mesma suportada pelo Cristo, havia outras lembranças ditas raras e originais, que eram vendidas pela cidade. O sobrinho imaginava a alegria da tia Patrocínio ao receber tais lembranças, que permitiriam que logo após ela definhasse, adoecesse e partisse para o sono eterno deixando-o como herdeiro universal!


Saindo de Jerusalém Teodorico se esquece do embrulho com a camisola da Mary, que é trazido por um criado. No caminho encontra uma pobre senhora que segurava um filho no colo e chorava suas desventuras: deu a ela o embrulho, que lhe renderia algum dinheiro, livrando-se da prova de suas aventuras amorosas, que contrariavam os ideais de sua tia.


Em Jafa os viajantes encontram Alpedrinha, que havia deixado o trabalho no Egito para aventurar-se rumo à Terra Santa. Ele conta que Mary também havia deixado a cidade, seguindo para Tebas na companhia de um italiano. Teodorico percebe um tom apaixonado em suas palavras e Alpedrinha confirma que também fora seduzido pela moça, que igualmente lhe dera uma peça de roupa sua. Desiludido, Teodorico deseja afastar-se rapidamente do oriente.


A dupla embarca para o Egito, onde passam um último dia juntos. Teodorico segue viagem para Portugal.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade