Resumo Por Capítulo: A Moreninha

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

5 - Jantar Conversado

Damas e cavalheiros dirigiram-se à sala de jantar, em pares. Augusto acompanhou Joaquina, chamada de Quinquina pelos amigos, e que conversava de forma sofrível e sentimental, podendo ser considerada uma sonsa.


Outra jovem, D. Clementina, demonstrou muito mais vivacidade e malícia em seus comentários acerca das outras moças, ridicularizando-as perante os homens com quem conversava. Augusto, admirando esta habilidade da moça, resolveu questionar sua visão sobre a irmã de Filipe, a Moreninha, que estava sentada à sua frente. A menina, chamada Carolina, ouviu esta proposição e interrompeu o discurso de Clementina, como se desafiasse a colega a continuá-lo. Os comentários foram feitos, portanto, de maneira mais sutil, e a Moreninha ainda reforçou, de forma irônica, a preocupação que todas as moças tinham de serem ofuscadas pelo brilho da espirituosa conversa de Clementina, que já devia estar encantando Augusto, mas finalizou o diálogo ressaltando que isso não a impedia de manter um bom relacionamento com a colega. Augusto percebeu, naquele momento, que Carolina não era somente uma menina tola, conforme supunha.


Joaquina puxou conversa com Augusto, que aproveitou o momento para lançar galanteios a todas as moças presentes, ressaltando, com um discurso romântico, o prazer de estar em tão boas companhias. A Moreninha, percebendo o palavreado inflado do rapaz, lançou novas ironias sobre essa postura, além de insinuar que Quinquina já teria sido conquistada por ele, afirmando que por baixo da mesa os seus pés poderiam estar se tocando. D. Ana repreendeu a neta por seus gracejos, mas Augusto fez questão de afirmar que apreciava o espírito da garota. Carolina novamente arrematou a conversa, dizendo entender as pretensões do jovem estudante com suas palavras, e recebeu aplausos de todos à mesa – afinal, era a neta da dona da casa e também muito rica.


Fabrício aproveitou o momento para iniciar o prometido ataque ao seu colega: afirmou ser uma lástima que Quinquina conquistasse alguém como Augusto. O rapaz atacado reagiu com ironia, dizendo que seu adversário seria, sem dúvida, uma melhor conquista – a Moreninha identificou-se com essa postura irônica do jovem. Fabrício retrucou afirmando, diretamente, que para Augusto não havia qualquer amor que durasse mais de três dias. Observando a confirmação de tal fato por Leopoldo e Filipe, todas moças e senhoras da mesa espantaram-se com a inconstância de Augusto.


Após mais alguns golpes sofridos, em um discurso romântico e inflamado de Fabrício, Augusto resolveu defender-se com argumentos enigmáticos, segundo os quais seu amor inconstante o fazia o mais firme dos amantes: assumindo que as tantas belezas e encantos de tantas mulheres realmente o faziam vacilar entre umas e outras, concluiu ser um amante constante de uma só figura: aquela que unia tudo de bom que encontrava nas jovens por quem se encantava, afinal, os belos olhos de uma moça não anulavam as lindas madeixas de outra, nem o elegante talhe de uma terceira jovem. A lógica desse enigma conquistou as mulheres presentes, que também se sentiram lisonjeadas pelos elogios indiretos que Augusto professava.


Leopoldo estourou o champanhe naquele momento, propondo o cumprimento de uma tradição: que os homens da mesa declarassem, no brinde, a primeira letra do nome da jovem a quem amassem. Filipe observou que, dada a última discussão, Augusto deveria ficar de fora do ritual, já que era necessário pronunciar uma só letra. Carolina, entretanto, defendeu o rapaz, sugerindo que ele dedicasse o brinde ao alfabeto inteiro – e tal ideia foi prontamente aceita pelo jovem.


Após saírem da mesa Leopoldo dirigiu-se a Augusto, perguntando quem ganharia a aposta acertada anteriormente e qual seria a jovem escolhida pelo rapaz. Augusto confessou estar interessado em três moças, sendo que sua opinião sobre a irmã de Filipe havia se transformado durante o dia: de travessa, importuna e feia, ela havia passado a considerá-la engraçada e bonitinha.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade