Resumo Por Capítulo: A Moreninha

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

17 - Foram Buscar Lã e Saíram Tosquiadas


Augusto encontrou dois bilhetes em seus bolsos: um convidando-o para um encontro romântico na gruta, outro denunciando que o suposto encontro era uma armadilha armada por aquelas a quem ele declarou seu amor e que por isso pretendiam zombar dele.


Assim que amanheceu, Augusto dirigiu-se para a gruta e encontrou as quatro moças. Preparado para tal situação, ele discursou sobre as propriedades mágicas da fonte que ali havia e bebeu um copo de sua água: isto faria com que segredos fossem revelados. Chamou, portanto, uma a uma para conversas particulares.


Para D. Gabriela, Augusto revelou saber de sua comunicação amorosa simultânea com cinco rapazes e mostrou-lhe um dos escritos, que ele teria recebido da “fada da gruta”. Envergonhada, Gabriela aceitou sair da gruta acompanhada pelo moço.


A Quinquina Augusto apresentou um cravo, presente que ela havia ganhado do Sr. Gusmão, seu namorado, e que teria repassado ao Sr. Lúcio, outro pretendente, se não fosse a “fada” intervir em seu destino. Mais uma vez Augusto convenceu a garota em seguir com ele para fora da gruta.


Em seguida convidou D. Clementina, revelando-lhe uma trança de seus cabelos, que seria destinada ao Sr. Filipe, mas teria sido também roubada pela “fada da gruta”. A garota logo pediu que ele a acompanhasse para fora do local, em troca de seu segredo.

Restou apenas Joaninha, a quem Augusto alertou que era muito exigente para com seu amado, pedindo que lhe escrevesse quatro vezes por semana e que passasse quatro vezes em frente a sua casa todos os dias. A moça, entendendo que tais revelações só poderiam ter partido do próprio Fabrício, mostrou-se contente por saber de sua indiscrição, que era um bom motivo para que deixasse de amá-lo.


Sozinho na gruta, comemorando o revés das quatro garotas, Augusto é surpreendido por alguém que o chama para “a sua vez”.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade