Resumo Por Capítulo: Hora da Estrela

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Parte 5


Olímpico esforçava-se para impressionar a nova namorada, sabendo que havia feito uma ótima troca: comeu uma pimenta-malagueta pura para provar que era “durão”. Glória estava satisfeita com o companheiro, mas o peso de tê-lo tirado de sua colega fez com que procurasse uma compensação: convidou Macabéa para tomar um lanche em sua casa.

Espantada com a fartura de comida na casa da amiga (que gastava quase tudo o que ganhava em alimentos) Macabéa viu que não havia mesmo lugar no mundo para ela. No dia seguinte passou mal, talvez por não estar acostumada a comer bem. Evitou vomitar para não desperdiçar o que havia ingerido. Procurou um médico indicado por Glória.


Vendo a magreza da paciente, o doutor imaginava que ela fazia algum tipo de regime. Como Macabéa disse comer somente cachorro-quente e tomar café e refrigerante, o médico disse que ela tinha alguma neurose e precisava ir ao psicanalista. Sem entender do que estes termos se tratavam, a moça apenas sorriu, pensando que era o certo a se fazer.


Após um raio-x o doutor revelou que Macabéa estava num início de tuberculose. Sem saber se isso era bom ou ruim, a nordestina agradeceu. O médico sugeriu que ela comesse bastante espaguete italiano e evitasse álcool. Macabéa mais uma vez não fazia ideia do que ele estava falando.


Macabéa mentiu para Glória sobre o resultado do exame médico: tinha vergonha de dizer a verdade, a mentira parecia algo mais decente. A amiga, ressentida, contou que só ficou com Olímpico pois seguia o futuro que a cartomante lhe revelara e sugeriu que ela fizesse o mesmo, poderia até mesmo pagar sua consulta.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade