Resumo Por Capítulo: A Cidade e as Serras

Faça o download do eBook completo, em formato PDF, ePub e mobi:


Ou continue lendo online (com anúncios):

Resumo Geral

Jacinto tem origem portuguesa, mas vive em Paris. Privilegiado por suas condições materiais e com acesso a tudo o que a modernidade poderia lhe oferecer, é um entusiasta da civilização, da tecnologia e da cultura.


José Fernandes, amigo do protagonista, é o narrador da história e desde o início deixa claro que não compartilha das mesmas impressões sobre as máquinas e ferramentas que Jacinto acumula em sua residência: tudo lhe parece um tanto supérfluo.

Após uma relaxante temporada com familiares em Guiães, interior de Portugal, Zé Fernandes retorna à Paris e encontra Jacinto cada vez mais desiludido e descontente com tudo o que a cidade lhe proporciona. Além dos aspectos tecnológicos da civilização, o narrador aponta que a superficialidade das relações sociais e amorosas que cercavam seu amigo também eram ingredientes desse desânimo.


Motivado pela reconstrução de uma capela que guardava os restos de seus antepassados, Jacinto resolve visitar suas propriedades em Portugal. José Fernandes acompanha o amigo em sua tentativa de transportar todos os apetrechos da mansão parisiense para as serras portuguesas, mas a missão é impedida por uma falha na entrega dos caixotes.


Em Portugal, livre das tecnologias e dos compromissos da cidade, Jacinto começa a se transformar: passa a apreciar a beleza singela da natureza, a leitura dos livros clássicos e o sabor dos pratos típicos da terra.


José Fernandes chega a preocupar-se quando o Jacinto faz planos mirabolantes de desenvolvimento da região, com construção de casas, escolas, hospitais, currais e queijarias. Mas reconhece que o amigo encontrou seu “prumo” quando ele resolve se casar e ter uma vida tranquila em seu próprio “castelo”, cuidando de sua esposa e seus filhos.

Faça o download do eBook completo, em formato PDF, ePub e mobi:


Publicidade
Publicidade