top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

ÚLTIMOS DIAS: Capítulo 3


TITÃS CONTRA MORIBUNDOS

Desde o dia 24 a guerra parecia se encaminhar para seus atos finais. Alguns batalhões, que nem sequer haviam entrado em confronto, decidiram espontaneamente atacar pontos de resistência dos jagunços, como se isso melhor justificasse sua viagem a Canudos. A ação heroica, entretanto, teve seu custo: mais de 80 homens foram tirados de combate.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CONSTRINGE-SE O ASSÉDIO

Ainda que tenham sofrido alguns reveses, os militares ocuparam mais algumas centenas de casas, além de eliminarem outras centenas de sertanejos. A população restante concentrava-se em apenas um terço do arraial, num cenário desolado, mas resistia em trincheiras que pareciam prolongar a batalha indefinidamente.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CAVANDO O PRÓPRIO TÚMULO

Desesperados para se proteger e para procurar por lençóis de água, os sobreviventes do arraial cavavam trincheiras que se tornariam seus próprios túmulos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


TRINCHEIRA DE CADÁVERES

Conforme avançavam pelas casas, os soldados atravessavam pilhas de corpos que, por vezes, escondiam alguns sertanejos ainda vivos, surpreendendo-os com ataques pelas costas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


EM TORNO DAS CACIMBAS

A sede desesperadora fazia com que os sertanejos se arriscassem ao buscar alguma água nos córregos em torno do vilarejo. A bebida, provavelmente contaminada por inúmeros corpos que apodreciam no leito dos rios, era coletada heroicamente pelos jagunços que tentavam aproveitar a escuridão da noite, mas nem sempre sobreviviam à empreitada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


SOBRE OS MURADAIS DA IGREJA NOVA

Os muros da igreja eram cobertos por intensas descargas de projéteis, mas ainda assim surgiam sobre eles as imagens dos indomáveis sertanejos, formando cenários extraordinários à vista dos soldados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page