top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

QUARTA EXPEDIÇÃO: Capítulo 4


VITÓRIA SINGULAR, O MEDO, BAIXAS

Documentos oficiais atestaram a batalha do dia 28 como vitoriosa, mas na realidade o que se teve naquela noite no alto da Favela foi um amontoado de soldados temerosos e encurralados. Esta condição, como é tradição na história militar, foi valorizada como heroica.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Já havia quase mil soldados fora de combate, feridos ou mortos, entre os quais diversos oficiais. Durante a noite não houve armistício: sob a luz do luar os jagunços davam sinais de sua vigilância com tiros constantes.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


COMEÇO DE UMA BATALHA CRÔNICA

A partir daquela noite até o fim da campanha o exército estaria envolvido numa batalha crônica. Os mantimentos esgotavam-se e as tarefas de tratar os feridos, enterrar os mortos e reorganizar as brigadas eram cumpridas a esmo, sem qualquer comando.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CANHOEIRO. RÉPLICA DOS JAGUNÇOS

Uma esperança dos soldados era o poder de fogo dos dezenove canhões que haviam carregado até ali. Sua eficácia, porém, foi reduzida: as balas eram absorvidas pelos casebres de argila quase sem causar estragos. Alguns oficiais, ansiosos por demonstrar sua habilidade na mira dos projéteis, tornaram-se vítimas do próprio armamento, por não conseguirem manipulá-lo adequadamente.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após mais um dia de batalha o único efeito dos disparos de canhões foi o aumento da agressividade dos sertanejos, que corajosamente contra-atacavam em intervalos regulares.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


REGIME DE PRIVAÇÕES, AVENTURAS DO CERCO. CAÇADAS PERIGOSAS

A estadia da tropa no Favela era insustentável: a ração se exauria e novas baixas se somavam. A última alternativa seria uma invasão direta do arraial, porém o general em chefe decidiu aguardar a chegada de um suposto comboio de alimentos que teria partido do Monte Santo, mas nunca surgiria.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Os soldados procuravam meios próprios de suprir suas necessidades: saíam à caça de animais e à procura de pequenas roças de milho e feijão da região. Tais expedientes, porém, muitas vezes resultavam em emboscadas dos jagunços que surpreendiam os militares esfomeados e isolados no meio da mata.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


DESÂNIMOS

A moral dos combatentes republicanos estava em baixa: as privações e a falta de perspectiva alimentavam os primeiros protestos. Diferentemente dos jagunços, os soldados não possuíam grande resistência à fome. Os ataques dos fanáticos continuavam frequentes.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


ASSALTO AO ACAMPAMENTO. A “MATADEIRA”

Alguns dos assaltos dos sertanejos eram mais incisivos, tentando alcançar e destruir as “matadeiras”, como apelidaram os canhões do exército. De batalha em batalha era possível perceber que os jagunços estabeleciam-se em trincheiras cada vez mais perto dos acampamentos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Durante a noite, quando alguns soldados se dedicavam à tarefa de enterrar seus defuntos, muitas vezes eram surpreendidos por ataques que o faziam cair na mesma cova que havia cavado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A ATITUDE DO COMANDO EM CHEFE

O general Artur Oscar era guiado pela única qualidade militar que valorizava: a de enraizar-se na posição que estava conquistada. Com esperanças alimentadas por comboios imaginários e fórmulas matemáticas que repartiriam a fome da tropas, ele se mantinha firme na convicção de que dali só sairia para a conquista do arraial, ainda que o ânimo de seus comandados protestasse contra essa decisão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


OUTRO OLHAR SOBRE CANUDOS, DESÂNIMO, DESERÇÕES HEROICAS

A repetição dos combates, dia após dia, dava aos soldados a impressão de que estavam parados no tempo. Quando havia uma trégua alguns deles desciam o morro em direção ao arraial para observar melhor e contabilizar os milhares de casebres amontoados no vale.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


À tarde, ao ouvirem as rezas melancólicas dos religiosos, muitos militares se entregavam à credulidade ingênua e imaginavam que aquele local estava cercado por algum poder místico que o protegia.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Preferindo a travessia do deserto sob a mira de jagunços à agonia do acampamento, dezenas de soldados desertavam a tropa. Entre os que ficavam restavam os rumores de uma retirada estratégica, que era o desejo de muitos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


UM CHOQUE GALVÂNICO NA EXPEDIÇÃO COMBALIDA

Após mais de dez dias a chegada de um vaqueiro solicitando reforço para o transporte de um comboio de mantimentos mudou o espírito dos batalhões, que tiveram energia o suficiente para comemorar a boa notícia tocando os clarins.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page