top of page

Resumo Por Capítulo: Os Sertões

QUARTA EXPEDIÇÃO: Capítulo 3


COLUNA SAVAGET, DE ARACAJU A CANUDOS

A tropa liderada pelo general Savaget atravessou o interior de Sergipe e concentrou seus 2.350 homens em Jeremoabo entre os dias 8 e 16 de junho. A autoridade sobre o grupo foi compartilhada com três coronéis, o que proporcionou maior regularidade na marcha, muito mais ágil por carregar somente dois canhões leves.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CARLOS TELES

A primeira brigada era comandada por Carlos Teles, um gaúcho já honrado pela campanha federalista e com aguçada visão de batalha. Conhecendo bem os seus homens, selecionou sessenta deles para formarem um esquadrão de lanceiros montados, que se mostraria uma ferramenta importante nos próximos episódios do confronto. Enviou um grupo de vinte soldados para o reconhecimento prévio do terreno, o que permitiu que a tropa não fosse surpreendida ao encontrar o inimigo entrincheirado nas serranias de Cocorobó.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


COCOROBÓ, RETROSPECÇÃO GEOLÓGICA

O Cocorobó compõe-se de inúmeras serras com cânions delineados pelas águas do Vaza-Barris, que em certo ponto divide-se em duas vertentes para depois se reencontrarem, sendo estas as principais vias de acesso a Canudos naquela altura.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


DIANTE DAS TRINCHEIRAS

O batalhão de Carlos Teles atravessava este ponto do Cocorobó quando avistou os primeiros jagunços em trincheiras. As forças militares estacaram no local por três horas em um conflito sem avanços: a posição privilegiada dos sertanejos e sua audácia na artilharia somavam centenas de baixas entre os soldados.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CARGA DE BAIONETAS EXCEPCIONAL

Vendo-se na mesma posição das expedições anteriores, Savaget tomou uma medida inusitada, proposta por Teles, mas que salvaria a missão: organizou grupos que marchariam diretamente sobre os entrincheirados, varrendo todas as encostas, intimidando-os à baioneta. Apesar da dura resistência dos jagunços, que recuavam e contra-atacavam, a ação foi efetiva e liberou a passagem do restante das tropas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A TRAVESSIA

Conforme os agrupamentos avançavam os últimos sertanejos fugiam em direção ao arraial. Neste momento, porém, o general Savaget foi atingido.


O narrador confere ao bravo espírito gaúcho o mérito na ação direta sobre as trincheiras.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


MACAMBIRA, NOVA CARGA DE BAIONETAS, FUZILARIA

A marcha continuou em ritmo mais lento, mas o prazo para se chegar a Canudos estava mantido. Pouco mais à frente, em no sítio de Macambira, o episódio de Cocorobó se repetiria, mas a tática do avanço em baionetas não seria tão eficaz, exigindo um combate armado que custaria mais uma centena de soldados.


Ao vencerem a nova resistência sertaneja, no entanto, os militares se contentavam por já ouvirem os primeiros disparos dos canhões do alto do morro da Favela.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


BOMBARDEIO, TRABUBU

Na manhã do dia 28, posicionando-se devidamente, as tropas lançavam um bombardeio e preparavam-se para a tomada do arraial, certos de que em breve encontrariam a primeira coluna no centro de Canudos, a comemorarem a vitória.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


EMISSÁRIO INESPERADO, DESTRÓI-SE UM PLANO DE CAMPANHA

Enquanto esperavam ver os soldados da primeira coluna descerem a Favela triunfantes, os combatentes de Savaget foram surpreendidos ao receberem o chamado de socorro de seus companheiros, que eram acurralados naquele morro. Este fato obrigou a divisão da segunda coluna e pôs em xeque sua campanha até então vitoriosa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page