Capítulo 5
Juliana tem ataques nervosos ao ser criticada por Luísa por seus trabalhos na casa e sente “pontadas” no peito. Após esbravejar com Joana, pede licença para ir ao médico. Na rua a vizinhança a interpela sobre as visitas que sua patroa tem recebido, mas Juliana é reticente.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Basílio consegue convencer Luísa a passear com ele num coupé e não se demora a arrancar alguns beijos, mas a moça interrompe sua ação, pedindo para voltar para casa. Procurando agradá-la, o primo afirma que pretende comprar uma casinha onde possam se encontrar e sugere que fujam juntos da cidade. Luísa se desequilibra emocionalmente e começa a chorar.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Após deixar Luísa em casa, Basílio vai ao Grêmio, onde se encontra com amigos de viagem que logo lhe perguntam se ele já “acabou” com a prima.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Em casa, Luísa encontra Sebastião, que a aguardava, e diz que estava na modista. Como a moça aparenta alguma indisposição, ele desiste de ter com ela a conversa que pretendia.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
No dia seguinte Juliana recebe a criada de Leopoldina, que traz um bilhete no qual é combinado um jantar. Na ocasião as duas serviçais aproveitam para trocar mexericos sobre a vida amorosa de suas patroas.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Luísa passa toda a tarde esperando Basílio e fica atormentada com seu sumiço. Quem a visita, entretanto, é Sebastião, que revela sua preocupação com o falatório da vizinhança sobre as visitas que Luísa vem recebendo. A moça se diz surpresa e indignada com o comentário, argumentando que Basílio é seu primo, com quem conviveu durante toda a infância, mas agradece o conselho do amigo em cuidar de sua imagem.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Leopoldina aparece para o jantar pedindo que fosse servido bacalhau, além de vinho e espumante. As mulheres passam muito tempo falando de seu passado, dos amores e de imoralidades. A visita sai no horário em que tem um encontro marcado com seu amante.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Luísa sentia-se abandonada e invejava a liberdade que sua amiga possuía quando alguém tocou a campainha. Joana atendeu e avisou a patroa que se tratava do primo Basílio, que vinha para despedir-se. Consternada, Luísa pediu que ele entrasse e logo indagou por que ele partiria. Basílio revela que apenas inventara uma desculpa para justificar uma visita num horário tão avançado e, percebendo o desespero da moça, abraça-a e faz declarações de amor, enchendo-a de beijos. Luísa deixa se levar por um torpor que a deixa semiconsciente, enquanto entrega seu corpo ao primo.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Sozinha em casa novamente, Luísa age como sonâmbula. Juliana, que estava fora de casa, pergunta a Joana quanto tempo o primo passou ali e encontra no chão da sala o prendedor de cabelo de sua senhora.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Enquanto isso Basílio retornava ao Grêmio e cantava vitória aos seus amigos sobre sua recente conquista.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE