Parte 2 - Peri
1 - O Carmelita
Um ano antes do início da história, havia no caminho entre Rio de Janeiro e Espírito Santo uma região ocupada por colonos e índios catequizados. Um dos padres responsáveis pelo trabalho era o Frei Ângelo di Luca, enviado da Itália pela Ordem do Carmo para essa missão.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Anoitecia sob uma grande tempestade quando estavam reunidos Frei Ângelo, Nunes e Fernão Aines. Este último reclamava do temporal, imaginando que poderia atrapalhar seus planos de partir naquela noite, uma vez que seus homens haviam saído para uma caçada e ainda não haviam retornado. O Ângelo dizia que Deus protegeria todos homens de bem, mesmo sob uma chuva como aquela, e Fernão fazia pouco caso da religiosidade do Frei, duvidando do poder divino.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
De repente, um raio atingiu uma enorme árvore que se partiu ao meio, caindo sob o peito de Fernão, que feriu-se gravemente: “Castigo do céu!”, ele reconhecia.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Sendo levado a um quarto, Fernão Aines chamou o Frei para lhe fazer sua última confissão: havia no Rio de Janeiro um parente seu que lhe revelou ter consigo um mapa de uma mina de prata secreta, nos sertões da Bahia; inicialmente Fernão se juntaria a esse parente para ir em busca do tesouro, mas a ganância fez com que ele matasse o homem e tomasse o mapa para si. Agora ele desejava reparar seus erros, enviando o mapa à mulher do homem que o havia escrito, que vivia na Bahia.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
O Frei imediatamente perguntou onde estava o pergaminho e Fernão, agonizando em suas últimas palavras, apontou a cruz dentro da qual estava o papel. Lendo o mapa, com indicações precisas para as minas de prata, o religioso italiano delirou com a possibilidade de enriquecer infinitamente: tirou o hábito de frei, vestiu uma outra roupa, pegou as armas do Fernão e avisou Nunes que talvez nunca voltaria ao local, pois precisava reparar um crime do falecido.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Dali em diante, Frei Ângelo di Luca tornava-se Loredano.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE