top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 20


Amélia amargurava-se com a indefinição de seu destino enquanto Amaro pedia confiança na providência divina. A gravidez começava a ficar aparente, mas um grave adoecimento de D. Josefa concentra as atenções de todos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Com a recuperação de sua irmã, cônego Dias é orientado a levá-la para uma temporada de recuperação na Ricoça, numa fazenda. O religioso reclama com Amaro que desejaria passar este tempo retirado na praia com S. Joaneira, como de costume, e o padre enxerga aí uma forma de manejar a situação de Amélia: poderia enviá-la para Ricoça com D. Josefa, onde teria o filho, enquanto Dias acompanharia sua mãe ao litoral. Depois, dar-se-ia um fim à criança.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Apoiando a ideia do pároco, o cônego Dias convenceu Joaneira e Josefa a agirem como era necessário – a esta última teria que justificar a gravidez de Amélia como resultado de uma relação com um homem casado, que precisaria ser mantida em segredo. A garota, por outro lado, sentiu-se triste por ter de passar meses isolada num sítio que considerava amedrontador, mas aceitou o desígnio de Amaro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Depois da partida dos quatro, Amaro recebe a notícia do falecimento de Totó e vela seu corpo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page