top of page

Resumo Por Capítulo: O Crime do Padre Amaro

Capítulo 18


A aversão de Totó a Amélia se intensificava: a paralítica se recusava a receber as lições e insultava o casal ao ouvi-los subirem as escadas. Amélia acreditava que a mulher era possuída pelo demônio. Amaro concluiu que era melhor deixar de tentar educá-la e usar a casa somente para seus namoros.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Certo dia, na Igreja, padre Amaro mostrava a Amélia a nova capa que a Nossa Senhora havia ganhado e sugeriu que a moça a vestisse. Contrariada pelo sacrilégio que estaria cometendo, a jovem obedeceu ao padre, que a achou linda, mas sentiu-se muito incomodada.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Durante as noites Amélia passou a ter pesadelos com Totó, Nossa Senhora e Amaro; sua saúde se fragilizava. Preocupada, S. Joaneira buscou ajuda do cônego Dias, que prometeu fazer uma visita à casa do sineiro para descobrir o que se passava.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Acompanhando Amélia até a casa do Tio Esguelhas, Dias teve a oportunidade de ficar a sós com Totó e ela revelou, ainda que de maneira confusa, o que presenciava durante as visitas do pároco: Amélia e ele subiam ao quarto e podia se ouvir o barulho da cama se mexendo, agiam “como cães”.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Pasmo com as revelações da idiota, o cônego procurou Amaro para tirar satisfações, mas foi surpreendido quando o padre reverteu suas acusações: sabia que o superior mantinha relações amorosas com a mãe de Amélia. Conscientes da fragilidade de ambos, os religiosos entraram num acordo de apoio mútuo.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Amaro ficava cada vez mais acomodado com seus arranjos, mas Amélia sentia crescer uma culpa por seus hábitos. Menos encantada pelo padre, a garota ganhava consciência que não desejava ser para sempre sua concubina e cobrava dele uma perfeita postura religiosa, como forma de compensar seus desvios. Ainda assim o pároco sempre a convencia a entregar-se a ele, bajulando-a com presentes quando necessário.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page