top of page

Resumo Por Capítulo: O Ateneu

Capítulo 5


A fase religiosa de Sérgio, com grande empenho nas missas, nos cânticos e procissões, lhe rendeu tranquilidade de espírito por algum tempo. Nessa fase a influência de Barreto, jovem que viera de um rigoroso seminário, foi muito marcante: ele falava do inferno e das punições aos pecados com extrema vivacidade. Tal período, entretanto, pouco durou após o caso dos cacos de vidro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A cada quinze dias havia uma folga da escola com o retorno dos estudantes às suas casas. Sérgio reencontrou os familiares com muita satisfação e pediu ao seu pai conselhos sobre sua postura no internato perante os colegas e professores. A orientação foi de não se comprometer tanto com as diretrizes do ambiente e criar seus próprios princípios de comportamento.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Cada vez mais alinhado com sua própria personalidade, baseado na independência e na liberdade, Sérgio desvinculou-se de vez das antigas influências e conquistou o respeito dos professores, mas também adquiriu a inimizade de alguns colegas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


As figuras femininas do Ateneu, as funcionárias Ângela e Dona Ema, excitavam a imaginação dos rapazes ao mesmo tempo em que eram tidas como precursoras do mal: atraentes e perigosas. Houve na época um assassinato que corroborou esta tese: o jardineiro da escola esfaqueou um funcionário da casa de Aristarco por conta do ciúme originado pelas relações que Ângela mantinha com ambos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Sérgio aproveitou a ocasião do crime para realizar o desejo mórbido de ver um corpo defunto.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A situação também originou um herói no Ateneu: Bento Alves, jovem forte que se incumbiu de imobilizar o jardineiro quando este entrou na escola ensanguentado e com a faca em punho. O rapaz, entretanto, era um “misterioso”: destacava-se dos demais por suas qualidades, mas não fazia questão de se promover.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Diferente deste, surgiu no internato um rapaz vindo de Pernambuco, Nearco da Fonseca, cujo pai ressaltou suas habilidades atléticas. A demonstração pública de tais potências, porém, deixou a desejar.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page